Bombeiros divulgam 1.º balanço de salvamentos na Operação Viva o Verão

O Corpo de Bombeiros divulgou, nesta quarta-feira (26), balanço parcial dos atendimentos realizados durante os sete primeiros dias da Operação viva o Verão no litoral. A média de salvamentos tem sido de oito por dia. O número, segundo o tenente Leonardo Mendes dos Santos, é bem menor em comparação com o mesmo período do ano passado, com média de 18 salvamentos ao dia.

Ele explicou que o trabalho dos guarda-vidas tem sido principalmente preventivo. ?Prova disso são as orientações e advertências aos banhistas, com 8.834 registros até o momento. Na temporada passada, no mesmo período, foram pouco mais de 2.900 advertências?, destacou Leonardo. ?Mais uma vez comprovamos que a prevenção é a melhor maneira de evitarmos acidentes?, afirmou.

Pelos dados apresentados pelo Corpo de Bombeiros, desde o lançamento oficial da Operação Viva o Verão, na última quarta-feira (19), os guarda-vidas já salvaram 58 pessoas que estavam em perigo no mar. Nos primeiros sete dias da temporada passada, foram 111 salvamentos. Leonardo explicou que, quando um salvamento é realizado, são anotadas informações sobre as circunstâncias de cada caso. ?Até o momento, concluímos que a maioria dos salvamentos envolvia pessoas do sexo masculino, com idade entre 11 e 35 anos?, disse o tenente, lembrando que esta é a faixa etária em que há maior tendência de exposição a risco.

Voltar ao topo