Bombeiros animados com jet-skis

Os bombeiros do litoral do Paraná estão animados com a possibilidade de receberem do governo estadual treze jet-skis, para serem utilizados em salvamentos de vítimas no litoral. A compra dos equipamentos foi sugerida pelo governador Roberto Requião, que visitou a região no último fim de semana.

O primeiro-tenente Renê Ferreira Muchelin revela que, no momento, o Corpo de Bombeiros está fazendo uma pesquisa e estudando os equipamentos. Posteriormente, as conclusões serão repassadas ao Estado. “Estamos analisando que especificações os equipamentos devem ter para se encaixar às características do mar do litoral paranaense e também ao estilo de trabalho do Corpo de Bombeiros”, afirma. “Nossa expectativa é que os jet-skis comecem a ser utilizados ainda nesta temporada.”

Com eficácia aprovada em salvamentos efetuados nos EUA e na cidade do Rio, os equipamentos irão se somar aos barcos infláveis e lanchas já utilizadas no litoral do Paraná. Eles ficarão a postos em locais de maior movimento de banhistas em Matinhos, Caiobá, Guaratuba, Ilha do Mel, Paranaguá e Pontal do Paraná.

Segundo Renê, os jet-skis são bastante versáteis e serão muito úteis. “Com eles, rapidamente poderemos chegar ao local em que uma pessoa estiver se afogando, uma pequena embarcação tiver naufragado ou um surfista estiver em apuros”, exemplifica. “A compra representará grandes avanços em termos de segurança para o litoral do Paraná.”

De fácil transporte, os jet-skis também poderão chegar onde as lanchas e barcos infláveis não conseguem. Pequenos, os equipamentos vencem mais facilmente a arrebentação das ondas e, ao contrário das outras duas embarcações, não possuem hélices, o que evita maiores acidentes com banhistas e mesmo com a pessoa que estiver sendo socorrida. “Já tivemos diversos casos de pessoas que foram atingidas pelas hélices das embarcações e saíram machucadas”, lembra o tenente. “Com a utilização dos jet skis, isto deve deixar de acontecer.”

Voltar ao topo