Bombeiro em serviço é 33kg mais pesado

Capa de proteção, botas, luvas, capacete, cilindro, suporte e máscara. Esse é o equipamento básico de segurança para o bombeiro na hora de combater um incêndio. Se o fogo está consumindo um prédio, ele ainda precisa carregar lanterna, mangueira, esguicho e chave de mangueira. Isso tudo representa um peso extra de 33 quilos.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo mostrou que os bombeiros têm a capacidade física diminuída em 30% por causa do peso dos equipamentos. Este desempenho pode ser comparável ao de uma pessoa sedentária. O levantamento foi feito com 15 bombeiros praticantes regulares de atividades físicas, não fumantes e com faixa etária entre 20 e 45 anos. Conforme a pesquisa, um bombeiro de 75 quilos, carregando o equipamento, tem seu peso elevado em 23 quilos, passando a pesar 98. Se incluirmos a mangueira e o esguicho, o peso dele sobe para 108,1 quilos (33,1 quilos a mais).

Para o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, relações públicas do Corpo de Bombeiros (CB) em Curitiba, não dá para isentar o bombeiro desses materiais mesmo com a redução no peso a ser carregado. “Estaríamos desprotegendo o bombeiro. Não podemos fazer isso somente para aumentar a capacidade de trabalho dele. Se trocarmos as capas de proteção por um tecido mais leve, corre o risco de ser queimado”, afirma.

De acordo com ele, o índice de redução de 30% na capacidade não preocupa a corporação. “Precisamos ver a atividade como um todo. O bombeiro precisa estar sempre preparado fisicamente e psicologicamente. Mas o dado mostra que necessitamos de dedicação intensa na parte física para superar essa perda. Os bombeiros precisam ter essa consciência, de se exercitar sempre”, comenta.

O tenente conta que a tecnologia já está desenvolvendo materiais que objetivam a redução do peso. Um exemplo é o cilindro de oxigênio. Os mais antigos são feitos de liga metálica e pesam 14,6 quilos. O cilindro de composite (fibra de carbono) pesa 9,8 quilos. Este último modelo também é utilizado no CB.

Bê-a-bá

Como vestir toda a roupa e equipamentos de segurança é um dos primeiros treinamentos para o bombeiro que está começando na profissão. “Uma coisa é vestir tranqüilamente, tendo tempo para se ajeitar. Outra é colocar o mais rápido que puder. Ele precisa se acostumar com as limitações dos movimentos causadas pelo volume de material”, esclarece Pinheiro.

Voltar ao topo