Bolsa já auxiliou 15 mil na PUC

Para beneficiar alunos com dificuldades para custear os estudos, e que comprovem bom desempenho acadêmico, começou a funcionar, há dez anos, o Programa de Bolsa Rotativa de Estudo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná. Duas vezes ao ano é realizada seleção de candidatos, de acordo com avaliação sócio-econômico-familiar e pessoal. O programa é um fundo de financiamento educacional que possibilita a jovens carentes uma bolsa reembolsável de 50% do valor da mensalidade.

Desde setembro de 1993, foram beneficiados 15.322 acadêmicos. Sem outras alternativas, a perspectiva de pagar 50% do valor da mensalidade proporciona ao acadêmico meios necessários para concluir o curso superior. O auxílio visa a cobrir o custo da anuidade escolar, de acordo com o grau de carência econômica comprovada. Depois de formado e com interstício de um ano, o aluno inicia a restituição atualizada do valor recebido, que reverterá em benefício de outro estudante com carência.

“A bolsa rotativa democratizou e facilitou a vida dos estudantes da PUC sem condições financeiras para custear a universidade”, afirma Eric de Freitas, estudante de Medicina. “Os principais benefícios que a bolsa rotativa proporciona são a tranqüilidade e garantia de que os estudos podem ser realizados sossegadamente. No meu caso, são R$ 690,50 a menos todo mês, dinheiro este que é investido em livros, alimentação, transporte, lazer e outras necessidades.”

Cléber Loik, que está prestes a concluir o curso de Análise de Sistemas, garante que, sem alternativas para arcar com as mensalidades, teria trancado o curso ou, mesmo, desistido. “A bolsa rotativa contribui para o equilíbrio do orçamento pessoal”, diz. “Quando comecei a cursar Análise de Sistemas, trabalhava em uma empresa cuja área não tinha muita ligação com o curso. Procurei estágio para aprimorar conhecimentos e melhor fixá-los. Logo, a remuneração para o estágio não foi muito boa e isso desequilibrou o orçamento. Para continuar os estudos e, conseqüentemente, permanecer no programa de estágio, busquei auxilio no sistema de Bolsa Rotativa.”

Voltar ao topo