323 anos

Bolo do aniversário de Curitiba será distribuído na Páscoa

O Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná SIPCEP inicia no próximo dia 23 os preparativos para o bolo que comemora o aniversário de 323 anos de Curitiba.

A festa acontece no Parque Barigui no próximo dia 27 a partir das 15h, com presença do prefeito Gustavo Fruet, que tradicionalmente entrega o primeiro pedaço do bolo na fila formada pela população. A festa este ano será celebrada no domingo de Páscoa, já que a data oficial de aniversário cairá na terça-feira, dia 29. Para a ação, o Sindicato da Panificação conta com a parceria das empresas Anaconda, Coca-Cola Femsa, Guth, Itaiquara e Perfecta.

Uma novidade este ano é que o bolo será produzido, pela primeira vez, nas dependências do Sindicato, no Centro de formação de mão de obra Padaria Moderna, voltado à capacitação do setor. Uma equipe de 20 confeiteiros vai trabalhar na produção, que deve ter cerca de meia tonelada do doce.

“Este é um fato histórico para o nosso Sindicato. Inauguramos nosso Centro de Formação com um evento bem marcante que é a produção do bolo de aniversário de Curitiba, uma data tradicional e esperada pela população. Este ano a comemoração é ainda maior porque vamos festejar no dia da Páscoa” – diz o presidente do Sindicato, Vilson Felipe Borgmann.

Ele acredita que, a exemplos dos anos anteriores, a festa tenha presença maciça da população para cantar o ’parabens a você’ e degustar o bolo.

A produção do bolo vai seguir o procedimento padrão para a preparação de um doce de grande proporção. A massa começa a ser feita por um grupo de 20 profissionais especializados e voluntários dia 23 de março, sendo finalizado dia 27, no próprio local de distribuição.

Ainda estão sendo definidos detalhes como recheio e motivo temático da cobertura. O SIPCEP atua em parceria com a prefeitura municipal de Curitiba com supervisão da SMELJ Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, que deve montar outras atrações no Parque Barigui para as comemorações do aniversário da cidade.

Voltar ao topo