Balneabilidade

Vai pra praia neste fim de semana? Saiba quais praias estão em boas condições!

Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Divulgado nesta sexta-feira (15), o nono boletim de balneabilidade do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) neste verão aponta que as praias do Paraná continuam em boas condições para banho. Assim como nas semanas anteriores, somente a Ponta da Pita, em Antonina, foi avaliada como imprópria para banho.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

 

Segundo a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição do IAP, Ivonete Coelho da Silva Chaves, a qualidade das águas do Litoral e Interior tende a se manter por conta do fluxo de pessoas que vem diminuindo nesses locais.

Ao todo, são monitorados semanalmente 49 pontos na região – 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.

Além dos 49 locais monitorados semanalmente no Litoral, o boletim aponta dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho, independentemente da época do ano. No boletim, eles estão destacados em letras maiúsculas.

+Leia também: Acidente com morte na BR-376 deixa rio contaminado com produto químico

Sinalização

O veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho. As bandeiras são alteradas pelos bombeiros toda sexta-feira, no período da manhã, se for necessário.

A sinalização aponta a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha indica que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho.

Curitiba tem alerta de temporal nível laranja nesta sexta-feira. Entenda!