Boletim do IAP mostra a qualidade das praias

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou neste fim de semana novo boletim de balneabilidade do Litoral paranaense. Dos 46 pontos monitorados, dezessete foram considerados impróprios para banho.

Balneabilidade é a medida das condições sanitárias das águas destinadas à recreação de contato primário (banho, pesca, lazer). Este monitoramento é realizado nos meses de verão, período de maior procura dos locais para banho e recreação.

Após cinco semanas de coletas e análises microbiológicas para Coliformes Fecais, Escherichia coli e Enterococos, nos dias e locais de maior afluência do público, são emitidos resultados na forma de boletins, que informam se a qualidade da água é própria ou imprópria para banho.

O aumento populacional e as chuvas intensas influenciam negativamente a qualidade das águas devido ao aumento do lançamento direto ou indireto de esgotos. Antes das chuvas do último final de semana, 15 pontos haviam sido reprovados. Análise posterior reprovou 17 pontos.

8 quilômetros

No Litoral do Paraná são monitorados os oito quilômetros em trechos de maior concentração populacional e em pontos próximos a rios, canais e esgotos. Nos outros quilômetros restantes, não há indícios de contaminação, dispensando a necessidade de monitoramento. Os boletins podem ser consultados no site www.pr.gov.br/iap/praias.

O presidente do IAP, Rasca Rodrigues, informou que dois trechos de praias deverão ser interditados nesta semana: 100 metros à direita e à esquerda do Rio Brejatuba, em Guaratuba; e 100 metros à direita e à esquerda do morro, em Matinhos.

A insuficiência da rede de coleta e tratamento de esgoto no litoral é apontada como a principal causa de degradação da qualidade da água das praias.

Voltar ao topo