Daniel Derevecki
Daniel Derevecki

Dos 43 locais monitorados pelo IAP,
36 apresentam risco para a 
saúde dos banhistas.

continua após a publicidade

De acordo com o último boletim de balneabilidade, divulgado nesta quinta-feira (31) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), apenas um ponto no litoral paranaense registrou melhora na qualidade da água, passando a ser classificado como próprio para banho. Assim, dos 43 locais monitorados pelo instituto, apenas sete apresentam segurança para a saúde dos banhistas.

Segundo o boletim, a melhora foi registrada na Praia Brava, em Caiobá. O resultado das analises divulgado hoje aponta para o segundo pior índice desde o início da temporada.

Das outras localidades onde a qualidade da água do mar é segura para a saúde, quatro estão na Ilha do Mel, um em Pontal do Paraná e outro na praia do Brejatuba, no município de Guaratuba. As analises do IAP não registraram alteração para estes pontos.

continua após a publicidade

De acordo com o IAP, o monitoramento é realizado em 27 praias ou balneários, com a utilização de 69 pontos. Destes, 43 são monitorados para avaliar as condições de balneabilidade dos locais mais freqüentados pelos banhistas e 26 para avaliar a influência dos rios e canais mais contaminados sobre as praias onde deságuam, as chamadas áreas de risco.