381 contaminados

Boletim da sáude aponta avanço da Gripe A no Paraná

O novo boletim de acompanhamento da evolução dos números da gripe H1N1 no Paraná, divulgados ontem pela Secretaria da Saúde (Sesa), registrou mais uma morte pela doença e 201 novos casos. Com isso, subiu para 14 o total de mortos neste ano pelo vírus e 381 contaminados.

Segundo a Sesa, a morte por H1N1 confirmada pelo último boletim se deu em Londrina, de homem de 49 anos, internado em decorrência de outras doenças crônicas como asma e pneumopatia. Ele teve o diagnóstico de H1N1 no hospital, mas não respondeu ao tratamento e morreu.

Vírus

A secretaria reforça o alerta para a indicação do medicamento antiviral somente com avaliação médica, já que gripes e resfriados comuns se intensificam no inverno e podem ser confundidos. “O vírus influenza circula em nosso ambiente conjuntamente com outros vírus e outros agentes, como bactérias ou fungos, por isso é importante o acompanhamento clínico para identificar qual é a doença”, explica a coordenadora da sala de situação da gripe, Ângela Maron. Ela enfatiza que o antiviral só é recomendado para pacientes com diagnóstico de síndrome gripal.

Mas, diante da suspeita do profissional da saúde, a Sesa recomenda que, independente da coleta de exames, o tratamento com o antiviral seja prescrito nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas, para evitar o agravamento do problema.

Voltar ao topo