Litoral

Boletim aponta que praias paranaenses estão mais limpas

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgaram ontem o primeiro boletim de balneabilidade do litoral paranaense para a temporada 2009/2010.

O resultado mostrou que, dos 48 pontos analisados, 33 apresentaram boas condições para banho, o que corresponde a 68% dos locais mais frequentados pelos veranistas. O número é superior ao divulgado no ano anterior, quando somente 16,6% dos pontos fiscalizados estavam aptos para o banho.

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, a pesquisa apresentou um resultado satisfatório. Para ele, uma série de fatores contribuíram para o número alcançado.

“A marca é quatro vezes maior do que a obtida em 2008. O trabalho realizado pela Sanepar, que vem investindo em redes de esgoto no litoral, associado às poucas chuvas que tivemos nesse período, permitiram que os dados fossem bem favoráveis”, avalia.

O IAP monitora 43 pontos localizados na orla e outros cinco pontos em rios, em Morretes e Antonina. Os locais impróprios para o banho são os seguintes: dois pontos na praia de Encantadas, na Ilha do Mel; dois pontos em Pontal do Sul e Ipanema, em Pontal do Paraná; dois pontos na Barra do Saí e praia de Caieiras, em Guaratuba.

Matinhos foi o município com maior número de pontos impróprios (seis), sendo três monitorados no balneário de Riviera, um no balneário Flamingo, um ponto em frente ao Sesc de Matinhos e outro na Prainha de Caiobá.

Voltar ao topo