IAP de olho nas praias

Boletim aponta balneário não recomendado para banho

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou ontem, pela primeira vez na temporada 2014/2015, como está a qualidade das águas nos balneários do Litoral do Paraná. No total, são 47 pontos analisados, que incluem praias e rios utilizados para recreação na costa paranaense. O balneário Ponta da Pita, na Baía de Antonina, foi o único com a classificação impróprio.

Apesar de ser a primeira divulgação, o IAP fez avaliações com dois recortes temporais, nas quais ambos tiveram resultados idênticos – do ponto de vista da balneabilidade. A primeira verificação foi realizada entre os dias 3 de novembro e 1.º de dezembro. A segunda leva teve avaliações feitas de 10 de novembro a 8 de dezembro. Os índices de balneabilidade serão divulgados todas as quintas-feiras, até o fim da Operação Verão, que neste ano é chamada de Verão Paraná.

Nos pontos em que há monitoramento da qualidade da água são colocadas bandeiras para sinalizar a qualidade da água aos banhistas. A bandeira vermelha significa que a água está imprópria em uma distância de 100 metros à direita e à esquerda. Já a azul quer dizer que a área está liberada para banhos na mesma distância. Haverá ainda totens eletrônicos e outros serviços disponíveis durante a temporada.

Voltar ao topo