Boeing da Varig/Rio Sul faz pouso de emergência

Um boeing 737-500, da Varig/Rio Sul, precisou realizar um pouso de emergência, ontem de manhã, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

O vôo, número 5391, vinha de Florianópolis (SC) e, às 8h11, com 77 passageiros e seis tripulantes a bordo, decolou de Curitiba com destino ao Rio. Momentos depois, o comandante ? que tem treze anos de comando e cerca de 10 mil horas de vôo ? detectou problemas no trem de pouso da aeronave e comunicou à equipe de terra que precisaria retornar e fazer um pouso de emergência.

No Afonso Pena, equipes de socorro foram mobilizadas. No ar, dentro da aeronave, algumas pessoas entraram em pânico quando souberam pelo piloto do problema. “Antes de pousar, o avião ficou por alguns minutos sobrevoando Curitiba para gastar combustível”, conta o executivo em telecomunicações Levi de Macedo, que tem residência em Recife e era um dos passageiros do vôo. “O piloto anunciou o problema e disse que estava tudo sob controle, mas não conseguiu acalmar a tripulação.” Segundo o executivo, alguns passageiros ficaram desesperados e começaram a chorar. “Quando o avião voltou à terra, as máscaras de oxigênio se soltaram e muita gente começou a gritar”, contou.

A aeronave chegou ao solo por volta das 8h40. Devido ao pouso forçado, ficou parcialmente danificada. Na hora do desembarque, muitos passageiros aplaudiram o comandante que, segundo Levi de Macedo, “mostrou bastante profissionalismo e habilidade”, sendo o grande responsável pelo sucesso do procedimento de emergência.

Ninguém ficou ferido, mas duas senhoras, devido ao susto, ficaram muito nervosas. Elas tiveram crises de choro e precisaram ser atendidas por equipes médicas. Uma delas, junto com outros três passageiros, não quis ser encaminhada a outra aeronave e preferiu voltar de ônibus para sua cidade de origem. “Os passageiros do vôo 5391 foram normalmente encaminhados a outras aeronaves. Porém, quatro pessoas, por opção, preferiram não embarcar”, explica a gerente de aeroporto da Varig/Rio Sul Nordeste, Andrea Salgado.

Voltar ao topo