Boa participação na eleição para diretor

Eleições para a escolha de novos diretores e vice-diretores foram realizadas ontem, das 8 às 22 horas, em 2.100 escolas da rede estadual de ensino do Paraná. Pais, alunos a partir de 16 anos de idade, professores e funcionários de escolas puderam participar da votação, organizada pela Secretaria de Estado da Educação.

De acordo com a Lei 665, assinada este ano pelo governo do Estado, o conjunto de votos de pais ou alunos vale 50% na escolha do novos diretores e vices. Já os outros 50% vêm dos votos de professores e funcionários. De acordo com o presidente da Comissão Central de Eleições para Diretores das Escolas Estaduais e membro do Departamento de Articulação com os Núcleos Regionais de Educação, Sérgio Stacheski, o peso igual (50%) privilegia as pessoas que trabalham diretamente com o diretor eleito.

Apesar da votação, as aulas das escolas estaduais ocorreram normalmente. Ontem de manhã, no colégio Guido Straube, no bairro Mercês, em Curitiba, a fila de pessoas para votar era grande. Duas chapas concorriam à diretoria. “Devido a problemas administrativos de direções anteriores, eleições para diretores não são realizadas há cinco anos no Guido”, contou o presidente da comissão eleiroral, Sandro Ripoll. “Depois de tanto tempo, as pessoas querem exercer sua cidadania”. O colégio possui cerca de seiscentos alunos de ensino fundamental e médio. Para que os pais de alunos conhecessem os candidatos e suas propostas, uma assembléia foi realizada no último dia 25. Já os estudantes conheceram os integrantes das chapas quando estes realizaram visitas de vinte minutos às salas de aula. No colégio, 577 pessoas estavam habilitadas a votar.

Já no colégio Bom Pastor, localizado no bairro Vista Alegre, também em Curitiba, eram cerca de quatrocentos eleitores. Durante a manhã, as eleições ocorreram de forma tranqüila e uma única chapa concorria à diretoria. “As propostas dos integrantes da chapa também foram apresentadas em assembléia aos pais dos alunos”, revelou a presidente da comissão eleitoral, Silmeri Lugarini. O Bom Pastor tem cerca de mil alunos do pré-escolar à oitava série do ensino fundamental. A partir do ano que vem, deve receber alunos do ensino médio do colégio Nympha Maria da Rocha Peplow, que passa por um processo de municipalização.

Voltar ao topo