Boa alimentação evita obesidade

O brasileiro está cada vez mais obeso. Para especialistas da área, o aumento é resultado da mudança alimentar da população registrada nos últimos anos. A última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o tema, em 2004, aponta que 40,6% da população brasileira estava com o peso acima da média. A última medição havia ocorrido em 1975, quando a população obesa era de 25%.

“É uma situação que confirma a mudança do comportamento alimentar dos brasileiros. Há muitos anos não tínhamos dados novos sobre esse assunto, por isso os resultados atuais soam tão surpreendentes”, explica a professora de Nutrição do Grupo Educacional Uninter, Kátia Uchimura.

De acordo com ela, estar acima do peso pode gerar grandes problemas para a saúde. “A obesidade pode causar doenças cardiovasculares como hipertensão e diabetes. É preciso saber controlar, para que a pessoa não tenha problemas no futuro”, conta. Aos que já fizeram inúmeras dietas sem sucesso, a professora dá uma dica. “Indicamos que as pessoas que tiverem problemas de obesidade procurem imediatamente um profissional. Pois cada caso é diferente do outro, e cada pessoa tem uma diferente reação a dietas de emagrecimento”, diz.

Adolescentes

Nos jovens, o tratamento contra a obesidade é ainda mais complicado, pois é necessário uma avaliação de qual estágio de maturidade ele se encontra. “É preciso avaliar caso a caso. Para que possamos elaborar uma dieta ou reeducação alimentar, por exemplo, precisamos saber a evolução da idade cronológica. Para isso partimos de princípios como as atividades físicas desenvolvidas e a maturidade sexual dos jovens, entre outros, que devem ser avaliados por um clinico geral ou um pediatra”, explica a mestre um Nutrição pela faculdade de Ciências Médicas Unicamp, Márcia Regina M. Gomes Dias.

De acordo com a nutricionista, é importante não abusar de alimentos gordurosos ao longo do dia, e aproveitar para consumir alimentos da estação. “Orientamos que a alimentação no almoço e no jantar seja feita com 50% de hortaliças, uma porção de carboidratos como arroz ou batatas, uma porção de leguminosas como feijão ou lentilha e ainda uma porção de proteína encontrados em carne vermelha ou branca. Na sobremesa, frutas da estação”, recomenda.