Bloco do Hospital do Idoso em fase de acabamento

A construção do Hospital do Idoso de Curitiba, no Pinheirinho, entrou em fase de acabamento. O primeiro dos três blocos do Hospital começa a ter paredes calfinadas e também a colocação das redes elétrica, hidráulica e lógica. Se o tempo ajudar, a empresa Sial Construções, responsável pela obra, deverá iniciar na próxima semana a colocação da armação do telhado e as telhas deste bloco.

“Será um hospital moderno e completo, com equipamentos avançados e equipe de alto nível, para oferecer um atendimento de qualidade e humanizado para a população idosa de Curitiba”, diz o prefeito Beto Richa.

O novo hospital terá 9.520 metros quadrados de área construída, com 141 leitos, centro cirúrgico e pronto atendimento, entre outros serviços. O hospital deverá fazer cerca de 50 mil atendimentos e 10 mil internamentos por ano.

A empresa contratada concentrou as equipes na parte interna, para adiantar o serviço, no período de chuvas. As paredes estão sendo preparadas para a colocação das redes e também para implantação de azulejos. Em alguns trechos, o piso será de porcelanato.

Na parte externa do Hospital, o trabalho está focado na construção de paredes do segundo bloco e da passarela que interligará os dois imóveis. Também foi iniciada a preparação da fundação do auditório e de edificações de apoio, onde ficarão as casas de máquinas, ar condicionado e ambulâncias.

Hospital

O Hospital do Idoso terá área de atendimento de casos agudos, área de imagem para apoio de diagnóstico (tomografia computadorizada, radiologia, ecografia, colonoscopia, endoscopia digestiva alta), centro cirúrgico, unidade de tratamento intensivo, unidade de tratamento semi-intensivo, área de internação, leitos de isolamento, área administrativa e área destinada às atividades relacionadas aos serviços de cuidados domiciliares.

Os doentes internados nas enfermarias serão acompanhados por familiares durante todo o dia, e equipes treinadas farão visitas periódicas para ajudar as famílias a cuidar deles depois da alta hospitalar. O hospital será um centro de capacitação e sensibilização de profissionais da saúde para o acolhimento e atendimento adequado ao idoso.

Também estão previstas ações de educação em saúde para o idoso e a família, como a importância do auto-cuidado e do controle da condição de saúde. O hospital terá cozinha, lavanderia, farmácia, auditório, capela, biblioteca, sala de estudos, lanchonete, praça externa com área de lazer e estacionamento com 208 vagas.

O acesso ao hospital será pela Linha Verde, a antiga BR 116. O hospital fica em um terreno de 25 mil metros quadrados, entre as ruas Lothario Boutin, André Ferreira Barbosa e a Linha Verde, perto do terminal de passageiros do Pinheirinho. De ônibus, será possível chegar ao hospital pela nova linha Pinheirinho-Centro, que será criada com a Linha Verde.