Blitz orienta motoristas sobre passagens de nível



Diretran e ALL
estão orientando
os motoristas para
os cuidados nos
cruzamentos
rodoferroviários.

O Núcleo de Educação e Cidadania da Diretran e a ALL (América Latina Logística), responsável pela malha sul, realizaram na manhã de ontem uma blitz educativa para orientar os motoristas sobre os riscos de acidentes nos cruzamentos rodoferroviários da cidade. A blitz, no cruzamento da Av. Affonso Camargo com a Rua Schiller, faz parte do Programa de Melhoria de Segurança da ALL.

Os dez agentes educadores da Diretran que participaram da fiscalização aproveitaram a oportunidade para esclarecer os motoristas sobre os cuidados em relação aos pedestres, motociclistas, ciclistas e motoristas em geral. O motorista Samuel José Cardoso e o comerciante Xavier Peres elogiaram a iniciativa. “É importante ter cuidado ao transpor a ferrovia”, defendeu Xavier ao receber o material educativo.

O coordenador do programa da ALL, Wagner Lamarca, explicou que esta ação conjunta é fundamental para a conscientização do motorista. “O motorista sempre acredita que vai dar tempo de cruzar a passagem de nível só porque os trens são pesados. As pessoas precisam entender que é preciso parar, olhar e escutar”, defende. Lamarca informou que o trabalho educativo reduziu em 41,7%, no ano passado, o número de acidentes em cruzamentos rodoferroviários de Curitiba.

Para lembrar :

Nos cruzamentos com a linha férrea, pare, olhe e escute. Só depois disso, siga em frente. A linha férrea é sempre preferencial. Ao cruzá-la, fique atento: o trem é muito pesado e pode precisar de 550 metros para conseguir parar. Em Curitiba, os trens trafegam a uma velocidade que pode variar de 25 a 40 quilômetros por hora.

Nunca estacione próximo à linha do trem. Respeite os limites de velocidade, as placas de sinalização e nunca dirija sob o efeito de álcool ou drogas.

Voltar ao topo