Blitz apreende cigarros falsos em Curitiba e Região Metropolitana

Integrantes da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) apreenderam, nos últimos três dias, 3.500 pacotes de cigarros falsificados ou contrabandeados, em estabelecimentos de varejo de Curitiba, Colombo, Pinhais, São José dos Pinhais e Piraquara. Foram vistoriados 120 locais. Em 35 deles, foram encontrados produtos em situação irregular. A operação teve apoio das polícias Civil e Militar.

Cerca de 60% dos cigarros falsos ou contrabandeados comercializados em Curitiba são vendidos em mercados e mercearias, e não apenas em barracas de camelôs, como acredita grande parte da população. No Paraná, 30% do mercado de cigarros está nas mãos de contrabandistas e empresas de falsificação, por isso, mensalmente, o Estado deixa de arrecadar cerca de R$ 150 milhões em ICMS.

A maioria dos produtos apreendidos são falsificações das marcas Derby, Hollywood e Plaza, todas pertencentes à empresa Souza Cruz. Os cigarros foram levados ao depósito da Delegacia do Consumidor. Os contrabandeados devem ser encaminhados à Polícia Federal. Já os falsificados devem ser destruídos. Os comerciantes que foram pegos vendendo os produtos devem responder a inquérito policial por contrabando, fraude no comércio e falsificação. Podem pegar de dois a cinco anos de detenção.

“Tanto quem vende, quanto quem contrabandeia e quem produz cigarros falsificados deve ser punido”, comenta o diretor da ABCF, Rodolpho Ramazzini. “Os produtos falsificados geralmente são vendidos por um preço muito baixo e possuem um selo também falsificado ou fantasia, o que induz o consumidor ao erro. Não possuem qualidade alguma e podem gerar uma série de prejuízos à saúde dos usuários, que muitas vezes não sabem o que estão consumindo.”

Segundo Rodolpho, uma pesquisa realizada por um laboratório de São Paulo, feita a pedido do ABCF, revelou a presença de inseticida organoclorado, que pode causar câncer, limalha de ferro, zinco, chumbo e mesmo pedaços de insetos em amostras de cigarros contrabandeados e falsificados.

A venda de qualquer produto falso ou fruto de contrabando pode ser denunciada à ABCF, em todo Brasil, pelo telefone (11) 3106-5149.

Voltar ao topo