Foto: Aliocha Maurício/O Estado
Segunda fase da construção foi iniciada na terça-feira.

Apesar de trazer melhorias para o trânsito, a construção do binário nas Ruas Mário Tourinho e Major Heitor Guimarães está gerando reclamações por parte de alguns comerciantes da região. Depois que a primeira fase da obra ficou pronta, a Major Heitor Guimarães virou uma rua de trânsito rápido, o que prejudicou o pequeno comércio. Já na Mário Tourinho, a principal preocupação é que os quatro meses de obra também tragam prejuízos. A Prefeitura de Curitiba iniciou a segunda fase do binário na última terça-feira.

continua após a publicidade

?O meu movimento reduziu em 80%. Eu antes vendia de 15 a 20 galões de água por dia. Agora estou vendendo de dois a três?, reclama o proprietário da mercearia Barrakreia, Odair Kreia. Além dos produtos normais da mercearia e galões de água, o empresário trabalha com venda de botijão de gás. Segundo ele, como os carros agora passam em alta velocidade e o estacionamento é do outro lado da rua, os clientes não compram mais os produtos por serem pesados para atravessar a rua.

Kreia está desistindo da mercearia e abrindo um restaurante no local. ?Com o restaurante, quero atender o pessoal que trabalha e mora na região e, por isso, não precisa vir de carro?, justifica. A gerente da videolocadora Eugênio, Eliane de Sousa Guimarães, diz que até já diminuiu o número de cópias que compra dos filmes. ?Agora não podemos mais ter guia rebaixada para os clientes estacionarem. Nosso movimento caiu pela metade?, afirma.

Além de comerciante, Eliane é moradora da região e, na sua visão, a mudança é ruim para a população em geral também. ?Aqui não é um bairro jovem. Muitos idosos andam a pé pela região. Além da escola que tem aqui por perto. Muitos alunos atravessam essa rua?, comentou.

continua após a publicidade

Já na Mário Tourinho, alguns comerciantes vêem com apreensão as obras, mas esperam bons resultados. ?Tudo indica que vai ajudar. Mas agora com certeza vai cair o movimento?, ponderou o proprietário da Via Rápida Veículos, Ernani Fonsati. ?Toda benfeitoria é sinônimo de progresso. A Prefeitura nos explicou que na fase de obras íamos sofrer um pouco?, completou o proprietário da Lua Veículos, Isaac Ramos Ferreira.

A Prefeitura informou que as obras do binário são necessárias para a cidade e que todos os moradores e comerciantes participaram de reuniões e foram informados sobre tudo. Com a remodelação, a Mário Tourinho terá estacionamento para carros do lado esquerdo.

continua após a publicidade