As obras de implantação do Eixo Metropolitano de Transportes poderão ser licitadas a partir de fevereiro. A sinalização foi dada ao prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi, durante reunião de trabalho, ontem, pelo gerente de operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a América do Sul, Ricardo Santiago.

Santiago veio de Washington e passou dois dias em Curitiba, acompanhado de Waldemar Wizing, chefe do escritório do BID em Brasília, e Paulo Carvalho, técnico do Banco no Brasil. Eles se reuniram duas vezes com o prefeito.

Junto com técnicos do Ippuc, visitaram o eixo da BR-476 e conheceram obras financiadas pelo banco entre 1998 e 2000, no chamado projeto BID 1, de modernização do sistema viário e do transporte coletivo.

De acordo com Santiago, a proposta de criação do novo eixo de transporte em Curitiba, com a introdução dos ônibus biarticulados na rodovia, tem aprovação prévia dos técnicos do banco.

Para o gerente do BID, o projeto de aproveitamento da rodovia com o transporte público metropolitano é interessante porque está inserido num contexto urbano que inclui o uso do solo e a preservação ambiental. Santiago disse ao prefeito que espera a conclusão, nos próximos 30 dias, dos estudos de viabilidade e do projeto de engenharia do Eixo Metropolitano para marcar a visita a Curitiba de uma nova missão técnica do banco.

“Será uma missão de análise e se o projeto e os estudos estiverem de conformidade com as diretrizes do BID, a Prefeitura será autorizada a iniciar os procedimentos para a contratação da obra”, informou Santiago.

continua após a publicidade

continua após a publicidade