Bicicletas podem ferir passageiros do expresso

A Diretran alerta que os ciclistas não devem circular pelas canaletas dos ônibus expressos para garantir a segurança não apenas de si próprios como também dos passageiros dos ônibus. Este é um dos principais motivos para que a partir do próximo dia 5 de agosto, após três meses de campanha de esclarecimento, as bicicletas que estiverem circulando nas canaletas sejam apreendidas, e os ciclistas, multados.

?Um dos argumentos que mais temos ouvido em defesa dos ciclistas é que, nas canaletas, eles estão mais seguros?, disse o diretor da Diretran, José Álvaro Twardowski. ?Só que esses argumentos se esquecem de contemplar os passageiros dos ônibus.?

Segundo Twardowski, cada ônibus biarticulado transporta cerca de 250 passageiros. Ele pergunta: ?Alguém é capaz de imaginar o que pode acontecer se um ônibus desse, com 25 metros de comprimento, tiver de frear bruscamente por causa de um ciclista distraído??.

O diretor da Diretran informou que nos horários de maior movimento há todos os tipos de usuários nos expressos ? idosos, crianças, gestantes ?, muitos deles às vezes de pé por falta de lugares para sentar.

?De quem seria a culpa se numa freada repentina por causa de um ciclista uma gestante caísse no chão??, questiona. ?Do motorista ou do ciclista? Quem responderia pelo acidente??

Outra questão que vem sendo apontada em defesa dos ciclistas, disse Twardowski, é a de que Curitiba não teria ciclovias suficientes e que, por esse motivo, os ciclistas estariam recorrendo às canaletas para se deslocar dentro da cidade. ?É preciso entender que as canaletas não são alternativa viária para os ciclistas?, afirmou o diretor. ?Ou seja, elas não foram criadas para ser um sistema viário eficiente e exclusivo às bicicletas com o objetivo de levar ciclistas a todos os pontos da cidade. A questão não é essa.?

Twardowski afirmou que, além do aspecto da segurança, ?sem dúvida o mais importante?, há outros que justificam a medida da Diretran de recolher as bicicletas nas canaletas a partir de 5 de agosto. ?Os motoristas dos biarticulados têm se queixado de que as bicicletas estão cada vez mais sendo responsáveis por atrasos nas viagens?, disse o diretor. ?Quando os ônibus estão numa descida e lá na frente há um ciclista, eles automaticamente reduzem até passar pela bicicleta, e isso acaba não apenas atrasando o tempo da viagem entre os terminais como também elevando o consumo de combustível. O custo da viagem fica mais alto.?

Outro aspecto, informou Twardowski, é o legal. Pelo Código de Trânsito Brasileiro, as bicicletas são consideradas meio de transporte e devem, como tal, utilizar o sistema viário convencional, ou seja, as ruas e avenidas das cidades para o deslocamento. ?Assim como automóveis e motos, as bicicletas também não podem transitar pelas canaletas, concebidas para o tráfego exclusivo de ônibus?, afirmou.

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