Pouco mais de três meses após serem inauguradas, as bicicletarias instaladas no Centro Cívico e no Jardim Botânico têm feito sucesso entre os curitibanos. Pelo menos, os números mostram que os ciclistas da capital paranaense aderiram ao serviço de aluguel de bicicletas. Desde a inauguração, cerca de cinco mil pessoas já realizaram o cadastro e nos finais de semana chega a faltar bicicleta para alugar. “Já tivemos domingos que fizemos 160 locações, com todas as bikes sendo alugadas durante todo o nosso horário de funcionamento, que é das 10h às 18h”, afirma Monica Pereira, gerente da unidade Centro Cívico.

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De acordo com Monica, a procura maior ocorre aos sábados e domingos, mas durante a semana também tem crescido. “O que percebemos é que nos dias de semana quem aluga mais são turistas, principalmente estrangeiros. Quando chega o final de semana, a procura é bem maior e é mais o pessoal de Curitiba que aluga e acaba aproveitando o tempo livre para pedalar”, diz.

Ainda segundo a gerente, muito dos clientes que buscam pelo serviço estão procurando voltar a praticar o ciclismo. “Tem muita gente que está reaprendendo a pedalar. Então, eles vêm aqui e alugam por uma hora, mas acabam ficando duas ou três pedalando por gosto pela prática e pela praticidade do serviço”, explica Mônica.

Tempo não atrapalha

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A chegada do inverno não atrapalha os negócios. Para a gerente, apenas a chuva mantém as bicicletas paradas nas bicicletarias. “O problema é a chuva, mas ela tem que ser forte. No feriado do Dia do Trabalho, o tempo estava feio, com uma chuvinha chata, mas mesmo assim fizemos locações. O frio não impede e, às vezes, é até melhor pedalar com temperaturas baixas, pois não sua muito”, revela a gerente. Para alugar umas das bicicletas, é preciso fazer um cadastro, seja no site (www.bicicletaria.net) ou nos próprios bicicletários, que custa R$ 15 e dá direito a três horas de passeio. Após o cadastro feito, a pedalada custa R$ 5 por hora. As bikes podem ser locadas nas unidades do Centro Cívico, que fica em frente ao Palácio das Araucárias, e no Jardim Botânico. Um terceira unidade, que fica no São Lourenço, será aberta nos próximos meses.

Bikes antigas estão voltando à ativa na capital

Átila Alberti
Tem muita gente reformando.
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Mesmo com mais bicicletas circulando pelas ruas de Curitiba, as lojas especializadas informam que as vendas não aumentaram nos últimos anos. Segundo Jaime Nines da Silveira Filho, proprietário da Cicles Jaime, são as bikes antigas que estão voltando à ativa na capital. “O que mais fazemos atualmente aqui na loja são revisões, reformas e consertos de bicicletas, mas as vendas se mantém regulares nos últimos tempos”, revela o empresário.

Marcel Portella, gerente da Portella Bikes, também não sentiu diferença no volume de vendas de bicicletas. “O que percebo é que hoje os ciclistas procuram bikes de melhor qualidade. São equipamentos melhores e mais caros, que vem sendo procurado pelos ciclistas, como câmbios, quadros e pneus importados, mas não estamos vendendo mais bicicletas”, conta.

Quantidade de acidentes dispara

Cresceram 50% os acidentes envolvendo ciclistas e automóveis em Curitiba no primeiro trimestre de 2013. De acordo com números do Batalhão de Polícia de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), entre janeiro e março deste ano foram registradas 81 ocorrências com vítimas. No ano passado, no mesmo período, foram 54 acidentes. Em todo o ano de 2012, foram contabilizadas 245 ocorrências.

Segundo o tenente Ismael, Veiga, do BPTran, os números de 2013 são considerados altos. Ele afirma que o dado é resultado do aumento da circulação de bicicletas nas ruas da capital. “Só nos primeiros três meses desse ano já atingimos um terço dos acidentes ocorridos em 2012. Isso acontece também porque temos um número maior de bicicletas no trânsito da capital. Hoje temos muitas pessoas utilizando a bicicleta como meio de transporte e cada vez mais vão adotá-la como meio de locomoção”, analisa.

De acordo com o tenente Veiga, o batalhão apoia o uso da bicicleta como meio de transporte, mas pede que motoristas e ciclistas redobrem a atenção ao transitarem pelas ruas. “A ocorrência mais comum é a colisão entre bicicleta e automóvel, sendo que 56% dos acidentes são desta natureza. E muitas vezes esse tipo de colisão ocorre porque o ciclista está desatento, por estar utilizando um artigo eletrônico, ou até o motorista não percebeu a presença do ciclista. Então é preciso mais atenção dos dois lados”, comenta.

Arquivo
Desatenção do ciclista ou motorista é principal causa de colisões.