Biblioteca será implantada no Hospital Cajuru

Quatro alunas da 6.ª série C do Colégio Paranaense Marista de Curitiba dão um bom exemplo de solidariedade. O que começou como uma idéia simples se transformou em um grande projeto. As meninas, todas de 12 anos, estão ajudando a mudar a rotina dos pacientes internados na pediatria do Hospital Cajuru. Elas querem montar uma biblioteca no hospital.

Como contam Mariana Chain, Roberta Fiani, Isabella Suriano e Victoria Rypl, a Pastoral da Criança do Hospital Cajuru entrou em contato com a Pastoral do Colégio Paranaense, informando sobre a necessidade de criar uma biblioteca na instituição. ?Faz tempo que a gente queria fazer uma campanha de arrecadação de livros. Estamos trabalhando para realizar esse projeto há mais de dois meses, então veio essa oportunidade?, dizem as meninas.

A campanha começou na última segunda-feira e vai até o dia 27. Em apenas dois dias recebendo doações somente dos alunos e professores das outras turmas de 5.ª e 6.ª série, elas conseguiram arrecadar mais de 200 livros. No entanto, elas querem mais. ?A gente também precisa de prateleiras, mesas, cadeiras e, se possível, até computadores?, diz Victória.

As meninas têm consciência do que estão fazendo. ?As crianças ficam muito tempo no hospital e sem fazer nada. Apenas deitadas em uma cama?, declara Isabella. ?Livros são legais pois, através deles, as crianças podem viajar. Queremos arrecadar quanto livros pudermos?, completa Mariana. A vontade de ajudar não é de agora. Em 2005, elas participaram de uma campanha de roupas e para 2007 já pensam em uma ?campanha de alimentos?.

Segundo a coordenadora da pastoral do Cajuru, Ana Paula Gomes, já existem no hospital duas salas prontas para receber a biblioteca. ?Nós temos a pediatria com cerca de 14 crianças internadas, que precisam sair da cama e dos leitos. Uma biblioteca é ideal para distraí-las?, afirma. Os interessados em ajudar a equipar a biblioteca podem se informar pelo telefone (41) 3016-2552.

Voltar ao topo