Beto Richa diz que UFPR tem papel histórico

O prefeito Beto Richa participou nesta quarta-feira (4), no Centro Politécnico, da semana de recepção aos calouros de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná. Richa, que é engenheiro civil por formação, falou aos estudantes sobre os desafios da profissão e a importante participação deles na construção de uma cidade cada vez melhor.

“A UFPR é uma parceira histórica da Prefeitura e importante formadora de quadros para a vida pública”, afirmou Richa.”Dos bancos da Escola de Engenharia saíram prefeitos e governadores,como Bento Munhoz da Rocha, Jaime Lerner, Saul Raiz. Por isso, nossa gestão encoraja a participação das universidades e dos acadêmicos no desenvolvimento da cidade”, acrescentou.

O prefeito ganhou dos calouros a camiseta do curso e vestiu-a para tirar fotos com o grupo. Estavam presentes os 176 calouros de engenharia, o coordenador do curso, professor Marcos Antonio Marino, o presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia, Samuel Raffo, o ex-presidente do diretório, Habib Jarrouge Neto, e o vereador Omar Sabbag, professor da UFPR.

A palestra do prefeito abordou a educação para o desenvolvimento sustentável. “A educação é nossa maior prioridade, porque a educação é a construção da cidadania, do futuro do país e das gerações preparadas para enfrentar os desafios da globalização”, afirmou.

O prefeito fez um resumo dos principais avanços da educação em Curitiba, a partir da valorização dos profissionais, aumento dos investimentos, a abertura de 20 mil vagas em creches e escolas e o que está previsto para o setor no plano de governo da gestão.

Mostrou que na saúde, além dos investimentos maiores, a Prefeitura entregou 55 novos equipamentos e que a mortalidade infantil chegou a um dígito, um dos menores índices do país. Destacou a recuperação dos espaços culturais, as principais ações no esporte e lazer, como o Clube da Gente, no Bairro Novo, e o programa de habitação da cidade, o maior da história de Curitiba.

O prefeito apresentou também os esforços da Prefeitura para garantir a segurança da população, por meio dos pontos de atendimento da Guarda Municipal, criação da Secretaria Municipal Antidrogas, do programa Bola Cheia e das câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade. Na área do meio ambiente, mostrou a projeção internacional de Curitiba, o programa Biocidade e o consórcio do lixo.

“No transporte coletivo, temos a Linha Verde, a maior intervenção urbana dos últimos 35 anos, o sexto corredor de transporte e um novo polo de desenvolvimento”, disse Richa. O prefeito listou também a renovação da frota de ônibus, a licitação do transporte coletivo e dos radares eletrônicos como os maiores avanços do setor.

“E agora partimos para um grande sonho, o metrô, que é uma responsabilidade nossa com o futuro da cidade. Assinamos os contratos para elaboração dos projetos de engenharia e de impacto ambiental, e as obras devem começar no ano que vem”, afirmou.

Richa ainda apresentou as ações para geração de emprego e renda e os programas de cidadania, que incluem as audiências públicas com a população. Desde 2005, a Prefeitura fez 247 encontros públicos.

O coordenador do curso, Marco Antonio Marino, ao agradecer a presença do prefeito, disse que a fala de Richa levou uma injeção de ânimo aos calouros. “O prefeito falou de sonhos que estão virando realidade, das obras que estão transformando Curitiba em uma cidade cada vez melhor, como o metrô, e deixou claro que vocês é que vão construir essas obras”, afirmou.

Voltar ao topo