Informação falsa

Beneficiários do INSS precisam fazer “validação facial” no cartório? É fake news!

reconhecimento facial
Foto: Freepik.

Circula pelo WhatsApp e também no Instagram postagens e vídeos dizendo que beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) teriam que comparecer presencialmente a um cartório eleitoral para uma “validação facial”. No entanto, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, a informação é falsa.

O eleitorado não deve comparecer aos cartórios eleitorais para fazer a validação facial. A coleta de dados biométricos (foto, assinatura e coleta das digitais) na Justiça Eleitoral está suspensa devido à pandemia de Covid-19. Tão logo o serviço volte, a Justiça Eleitoral vai informar a população.

LEIA TAMBÉM:

>> Nota Paraná tem R$ 88 milhões em créditos perdidos. Já conferiu o seu?

>> Jantar que arrecada fundos para o Hospital Pequeno Príncipe começa nesta terça-feira

O rumor tem origem no fato de que, desde agosto de 2020, o INSS realiza uma conferência biométrica no banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na prática, o TSE recebe uma informação biométrica e verifica se confere com a sua base.

Na primeira etapa do programa, foram favorecidas mais de 500 mil pessoas. Em fevereiro deste ano, houve a ampliação para alcançar 5,3 milhões de pessoas. Além dos dados da Justiça Eleitoral, o INSS utiliza também o banco de informações de outros órgãos, como o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O que fazer

Em caso de dificuldades com validações solicitadas pelo aplicativo “gov.br”, a orientação é que as pessoas procurem os canais tradicionais de atendimento do INSS (que disponibiliza uma central telefônica pelo número 135) e do Governo Federal.

Se precisar de algum serviço da Justiça Eleitoral, como alistamento (primeiro título) e transferência de domicílio eleitoral, alteração de dados e regularização da situação de título cancelado, acesse o Título Net e faça tudo pela internet.

O eleitorado paranaense ainda pode tirar dúvidas pelo Disque-Eleitor (0800-640-8400) ou falar com a sua zona eleitoral pelo Balcão Virtual. O atendimento acontece segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Afonso termina com Maria de Fátima
Vale Tudo ontem

Afonso termina com Maria de Fátima

César também termina com Maria de Fatima
Vale Tudo hoje

César também termina com Maria de Fatima

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna