Com apenas dois dias de vida, um bebê do sexo masculino foi abandonado no banheiro do Passeio Público, no Centro de Curitiba, na tarde de sábado.

continua após a publicidade

Uma zeladora do parque encontrou o recém-nascido, que ainda usava a pulseira de identificação da maternidade Mater Dei. Ele foi encaminhado ao Hospital do Trabalhador e passa bem.

A funcionária ouviu o choro do bebê, por volta das 16h30, e o encontrou atrás de um vaso sanitário.

Apesar de estar com alguns machucados, o pequeno abandonado estava bem de saúde e chorava bastante, conforme contou o inspetor Cláudio Oliveira, da Guarda Municipal. A criança provavelmente foi deixada pela mãe.

Futuro

continua após a publicidade

Após os primeiros socorros, o bebê foi atendido por médicos do Samu e levado ao hospital. “O Juizado da Criança e do Adolescente irá determinar quem ficará com a criança”, explicou Cláudio. Por enquanto, ele ficará sob a guarda do Conselho Tutelar. Policiais foram até a casa da mãe do bebê, em Almirante Tamandaré, mas não conseguiram localizá-la.

Crime

continua após a publicidade

De acordo com o Código Penal Brasileiro, o abandono de incapaz é crime, com pena que pode variar de seis meses a três anos. Se o abandono acontece por parente direto, a pena pode ser aumentada em um terço.