Batalhão Rodoviário do Paraná reforça o policiamento no feriado

Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar do Paraná (BPRv) lançou, nesta quinta-feira (1) a Operação Finados 2007. Durante o anúncio do reforço no policiamento, foram divulgados dados sobre acidentes ocorridos em feriados. De acordo com o comandante do BPRv, tenente-coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, a intenção com a divulgação deste levantamento é fazer com que o motorista tenha consciência que se adotar medidas simples na hora de pegar a estrada pode evitar até mesmo uma tragédia. ?Com um pouco mais atenção na direção do veículo muitos acidentes e mortes podem ser evitados?, afirmou Rodrigo.

As colisões frontais, as batidas lado a lado ou quase de frente (abalroamentos longitudinais) e os choques ? que ocorrem quando o veículo bate num objeto ou em outro veículo parado ? são os acidentes que resultam em vítimas fatais. Os acidentes mais comuns durante os feriados são as colisões traseiras, os abalroamentos longitudinais e os abalroamentos transversais, que são aquelas batidas da frente ou traseira de um veículo com a lateral do outro veículo. A pressa do motorista na hora de voltar para casa faz com que os acidentes sejam mais freqüentes no retorno do feriado. E estes acidentes são mais comuns entre 4h da tarde e meia-noite.

As colisões traseiras, os abalroamentos longitudinais e os transversais dos feriados analisados somam 746 acidentes de um total de 2.248 acidentes. Para chegar a estes números, a seção de estatística e planejamento e operações do BPRv levou em conta os feriados prolongados do Carnaval, da Páscoa, do Dia do Trabalho, Corpus Christi, Independência do Brasil e Nossa Senhora Aparecida. Também estão computados no levantamento a Operação Férias, realizada entre os dias 30 de junho e 15 de julho. Os dados referem-se aos acidentes registrados pelo BPRv em 15 mil quilômetros de estradas que são patrulhadas e fiscalizadas pelo batalhão.

Outro dado que chama a atenção é que nos feriados analisados e na Operação Férias foram contabilizados 2.248 acidentes que deixaram 132 mortos e 2.097 pessoas feridas. Dentro de um universo de 12.596 acidentes registrados do começo do ano até o dia 30 de outubro, os acidentes computados nos feriados representam 17,84%. ?Isso mostra que num período de cerca de 40 dias de operações direcionadas, quando há maior movimento nas estradas, o risco do motorista se envolver em acidente é bem maior?, disse o tenente Sheldon Keller Vortolin. ?Por isso voltamos a chamar a atenção dos motoristas para que dirijam com atenção?, falou o oficial.

Finados 2006

No feriado de Finados de 2006, o BPRv atendeu, em cinco dias de operação, a 179 acidentes que deixaram 142 pessoas feridas e cinco vítimas fatais. No ano passado o dia 2 de novembro caiu numa quinta-feira. A operação começou na quarta-feira anterior. A quinta-feira foi o dia com mais acidentes, com um total de 54 ocorrências. Mas foi no domingo que ocorreram duas das cinco mortes, bem como o último dia da operação foi quando houve o maior número de feridos, com um total de 44 pessoas machucadas em 39 acidentes. Durante a Operação Finados, em 2006, também aconteceram 10 atropelamentos.

Voltar ao topo