enkontra.com
Fechar busca

Paraná

Tradição

Barreado é uma delícia típica do litoral do Paraná

Seja em Antonina, Morretes ou Paranaguá, prato tem um sabor sem igual

  • Por Luciana Cristo

Entre as opções gastronômicas para o turista que visita o litoral paranaense, o barreado é um dos pratos mais procurados, símbolo de festa e de alegria. Tradicional do Paraná, servido com banana e farinha de mandioca, o barreado tem uma disputa saudável entre as cidades de Antonina, Morretes e Paranaguá, sobre em qual delas nasceu essa “invenção” e, principalmente, qual localidade prepara o barreado mais apetitoso.

Cada uma das cidades tem um tempero diferente e conta com o seu segredo culinário, que torna o prato único nessas localidades. Em Morretes, a procura do turista nos restaurantes pelo prato gira em torno de 95% do total de pedidos. “Todo bom restaurante do litoral tem que servir o barreado”, diz Jeferson Cavalcanti, funcionário de um dos restaurantes de Morretes.

Junto com a tradição do prato, garçons que servem o barreado formaram suas próprias histórias atreladas ao alimento, ao longo das últimas décadas. É o caso de Israel Ribeiro da Fonseca, conhecido como Leleco, que defende o barreado como patrimônio das cidades do litoral.

“Fora daqui, não tem barreado. Só imitação e olhe lá”, assegura. Leleco, com 72 anos, serve barreado há 37, com uma brincadeira que já se tornou sua marca registrada: ao servir, vira o prato sobre a cabeça do cliente. “Já se tornou tão habitual que muitas vezes até sonho que estou brincando com os clientes”, confessa.

História

Considerado simples de preparar, o barreado é feito com carne, toucinho e temperos típicos do litoral do Paraná. O nome do prato vem da expressão “barrear” a panela, com um pirão de cinza ou farinha de mandioca, para evitar que o vapor escape e o cozido não seque muito rápido.

Na época do entrudo, hoje Carnaval, o caboclo do litoral do Paraná deixava de lado seus afazeres de rotina, durante três dias, para dançar fandango e se divertir.

O barreado era o alimento feito para o pessoal aguentar a maratona, preferido pela facilidade do preparo pelas mulheres que faziam uma receita para todos os dias do evento, já que o barreado é um prato que pode ser requentado várias vezes sem perder o seu sabor original. Preparado em panelas de barro, o barreado levava cerca de 24 horas para que ficasse no ponto.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

10 Comentários em "Barreado é uma delícia típica do litoral do Paraná"


André Smirnoff
André Smirnoff
8 anos 10 meses atrás

Dizer que Barreado é uma iguaria, um prato ímpar, de paladar…..????

André Smirnoff
André Smirnoff
8 anos 10 meses atrás

ooops ..eu digo…prato típico.

André Smirnoff
André Smirnoff
8 anos 10 meses atrás

Mas gente…dizer que é um rato típico…demora…demora muito.

André Smirnoff
André Smirnoff
8 anos 10 meses atrás

e todos os acompanhamentos eram o que tinha na hora, que era muito bom!

André Smirnoff
André Smirnoff
8 anos 10 meses atrás

Como qualquer um,e digo qualquer um, sabe que o barredo fou uma carne assada esquecida, que chegou a desfiar!

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas