Sobraram poucas vagas

Bares e restaurantes quase lotados para o final de ano

Grupos de amigos e empresas que pretendem fazer confraternizações de final de ano em bares ou restaurantes de Curitiba, mas que ainda não definiram como será o evento, precisam se agilizar. O movimento nestes estabelecimentos já aumentou consideravelmente e restam poucas vagas para os dias mais procurados, como finais de semana.

A orientação principal é não deixar para organizar o evento em cima da hora, sob o risco de ter a festa frustrada com um local ou um cardápio diferente do desejado inicialmente. “Temos muitas opções de locais bacanas. Quem marcar até sexta-feira, no mais tardar na semana que vem, ainda consegue alguma coisa e negocia com mais tranquilidade”, alerta o diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná (Abrasel-PR), Luciano Bartolomeu. Quem demora para se organizar também corre o risco de pagar mais caro pelo serviço.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas no Paraná (Abrabar-PR), Fábio Aguayo, estima que na capital cerca de 380 estabelecimentos têm capacidade para receber este tipo de evento e cerca de metade deles ainda está com disponibilidade. Porém, ele observa que o incêndio no município gaúcho de Santa Maria, no começo deste ano, aumentou a cautela entre quem procura um local para festas, o que se refletiu nas organizações para este fim de ano. “As grandes empresas, principalmente, estão mais cautelosas com a documentação dos estabelecimentos. Às vezes o local está em processo de renovação e acaba perdendo o evento porque a empresa não quer correr risco”, explica.

Apesar de não serem muito procurados, os bares de hotéis são abertos ao público e também podem ser uma opção. “O movimento é muito fraco, não é habitué do curitibano”, observa o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Henrique Lenz César Filho. Ele garante que quem procurar por esta opção irá encontrar disponibilidade. “Vai encontrar conforto e cozinha internacional”.

Agenda cheia até no Natal

“Está uma loucura”, conta uma das proprietárias da Cervejaria Devassa, Juliana Costa, sobre a procura para as confraternizações de final de ano, que também são fortalecidas pelo período de calor e férias. Apesar de já ter registrado muitas reservas para o período, ela afirma que ainda é possível conseguir espaço para os eventos, especialmente os grupos pequenos. “Mas não dá para deixar para cima da hora. Ainda temos bastante disponibilidade durante a semana”, reforça. O bar também atende na véspera de Natal e Ano Novo, até as 18h, e Juliana afirma que os clientes marcam presença no dia 24 de dezembro. “O movimento é super bacana no dia 24. Já na véspera de Ano Novo cai um pouco porque muita gente vai para o litoral”.

No restaurante Mezza Notte, em Santa Felicidade, a agenda também está movimentada, ocupada principalmente por empresas que já têm data cativa e logo que realizam um evento já reservam para o próximo ano. Grupos menores são encaminhados para o outro restaurante do grupo, a Cantina Famiglia Fadanelli, que também está bastante requisitada. “Temos mais para o meio da semana, de terça a quinta-feira. O movimento é muito grande”, confirma o gerente financeiro Isaías Siqueira Alves. (CGB)