Bandeira 1 todos os dias, 24 horas, causa polêmica

A estratégia adotada por uma das oito centrais de radiotáxi de Curitiba, a Cidade (Ligtáxi), vem gerando polêmica. Desde dezembro, a central, que tem três anos de existência, deixou de adotar bandeira 2 ? um adicional de 23% no valor da quilometragem geralmente cobrado diariamente, das 20h às 6h, e em feriados e fins de semana ? utilizando bandeira 1 por 24 horas, todos os dias.

Segundo o gerente administrativo da Associação de Rádiotáxi Cidade, Francisco Assis de Castro, a medida tem como objetivo atrair a clientela, evitando que os taxistas fiquem por longos períodos de tempo parados. “Hoje em dia, as pessoas não têm dinheiro para pegar táxi: só o utilizam em casos de emergência ou quando não possuem outras alternativa”, argumenta. “A bandeira 1 é uma forma de fomentar o uso do táxi à noite.” Francisco diz que a medida tem dado resultados. “Os 260 taxistas associados estão lucrando muito mais do que se usassem bandeira 2”, alega.

Empresas e taxistas concorrentes reclamam. O presidente da Associação dos Colaboradores e Empregados de Táxi de Curitiba, João Antônio Alves, considera a medida desleal. Para ele, a cobrança da bandeira 2 é um adicional noturno a que todos os taxistas têm direito e compensa o risco de trabalhar à noite. “A medida atrapalha muito os outros taxistas”, acusa.

Urbs

A Urbs informou que não há nada de ilegal em adotar a bandeira 1 a qualquer horário do dia, já que a grande beneficiada com o desconto é a população. A empresa diz que não vai interferir no caso e que só o faria se a central estivesse cobrando a mais do que os valores estipulados.

Atualmente, o valor da quilometragem em bandeira 1 é R$ 1,30. Já em bandeira 2 o valor sobe para R$ 1,60.

Voltar ao topo