Bancos ignoram legislação e clientes

A legislação protege o consumidor, mas o bancos parecem ignorar. As agências bancárias só perdem para as de telefonia no número de denúncias em todas as Coordenadorias de Defesa do Consumidor (Procon) do País. Nem a mudança na legislação estadual no ano passado, permitindo a multa na primeira incidência tem conseguido resolver o problema. Em Foz do Iguaçu foi criado um comitê gestor para forçar o cumprimento da lei.

Segundo a lei estadual, o tempo máximo de espera na fila na agência bancária, ou em supermercado é de 20 minutos, podendo chegar a 30 em vésperas e dias posteriores a feriados. ?O problema é mais grave no quinto dia útil de cada mês. Há grande concentração nas agências e a fila é muito grande?, reclama o presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Carlos Budel. Mas, agora, os vereadores resolveram dar um basta nesta situação e convocaram o Procon, a Procuradoria Geral do Município e representantes dos bancos para reunião. Foi criado comitê gestor e até o próximo dia 10 as agências devem apresentar termo de ajuste de conduta. No documento constarão as ações que os bancos colocarão em prática para cumprir a lei. As mudanças vão desde a utilização de senhas com a data e o horário que os clientes entraram na fila até o trabalho de orientação para o uso dos caixas eletrônicos.

Orientação

Segundo a chefe da Divisão Jurídica do Procon, Marta Favreto Paim, até o ano passado os bancos eram advertidos e depois multados. Agora, a punição é aplicada já na primeira infração. Os valores podem variar entre R$ 312 a R$ 3,2 milhões. ?Sempre que o tempo de espera for excedido o cliente deve procurar o Procon?, orienta.

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