Alerta!

Banco de Leite Humano do CHC está no vermelho

O Banco de Leite Humano (BLH) do Complexo Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é responsável pela captação, processamento, pasteurização, e armazenamento do leite materno que é disponibilizado para o aleitamento de recém-nascidos prematuros que estão internados no Hospital, para complementar o leite de suas próprias mães ou das que não podem amamentar por motivos de saúde.

Segundo Dayane Coldibeli, Nutricionista do Serviço de Banco de Leite Humano, o estoque do BLH está em baixa. Dos 10 freezers disponíveis, apenas três estão ocupados. No último mês, foram coletados apenas 100 litros, porém é preciso 180 litros para suprir a demanda dos recém-nascidos internados.

Para doar leite humano

Para ser uma doadora de leite, as mulheres necessitam ter realizado o pré-natal, estar com todas as vacinas em dia, além de não ter nada que as impeçam de amamentar. “É importante que a mãe perceba que tem bastante leite e que tem a possibilidade de realizar a doação”, explicou a enfermeira Celestina Grazziotin, consultora em aleitamento materno e responsável pela triagem das doadoras de leite humano.

A doadora recebe visita semanal pela equipe de enfermagem, orientações e frascos adequados para coleta do leite. A coleta no domicilio abrange quem mora em Curitiba e arredores, como Pinhais, São José dos Pinhais, Colombo nas proximidades de Curitiba.

Mais informações:
Banco de Leite Humano do HC: 3360-1867 – das 08 às 18 horas, de segunda à sexta feira.
Endereço: Rua General Carneiro, 181 – Curitiba/PR, prédio da Maternidade do HC.

Voltar ao topo