Banco de Leite do HU completa 8 anos

Maringá – O Banco de Leite, vinculado ao Hospital Universitário, completa 8 anos hoje. Para comemorar a data, promove amanhã, 1.º de novembro, a partir da 17h, no Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá, uma confraternização entre os servidores, voluntários e doadoras. Haverá também uma homenagem dos servidores do Banco de Leite e da Pastoral da Saúde para os voluntários e as doadoras.

Surgido como um projeto de extensão, visa a atender bebês prematuros, com baixo peso e os que estão em UTIs. Cerca de 60 crianças de Maringá e região são atendidas mensalmente. Tem uma média de 80 a 100 doadoras mensais, recebendo em torno de 100 a 120 litros de leite por mês.

As doadoras não precisam se deslocar até o banco de leite para entregar o material coletado. Os servidores passam pelas casas recolhendo o leite, que ficou armazenado no congelador no prazo máximo de 15 dias. No hospital, o leite é pasteurizado, embalado e congelado novamente. Ele passa por análises microbiológica e de acidez Dornic para garantir a qualidade do processo.

Segundo Christyna Beatriz Genovez, enfermeira do Banco de Leite, embora tenha ocorrido um crescimento no número de doadoras, houve também um incremento na demanda. O grande problema verifica-se no inverno e na época de férias de final de ano, quando o volume de doação cai significativamente.

O projeto tem como parceiros o Rotary Club, a Santa Casa, a Fundacim (Fundação da Acim) e a Secretaria da Saúde de Maringá. O clube de serviços colabora desde o início. Foi ele quem doou o veículo que busca as doações e os equipamentos utilizados para análise, pasteurização e armazenamento do leite.

O atendimento no banco de leite é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h, no Hospital Universitário. Outras informações pelo fone (44) 265-3883.

Voltar ao topo