Banca de jornais do Juvevê tem atrativo especial

Uma banca de jornais e revistas localizada no bairro do Juvevê, zona norte de Curitiba, vem sendo bastante freqüentada por pessoas que praticam ou gostam de assistir a jogos de basquetebol. O motivo não é a venda de livros e periódicos especializados no assunto, mas a presença quase que freqüente de um dos proprietários: o jogador Rolando Ferreira Júnior, de 38 anos, que entre os anos de 1984 e 1997 integrou a seleção brasileira de basquete.

Quase todas as semanas, pessoas passam pela banca para conhecer Rolando pessoalmente, relembrar antigos jogos ou pedir dicas sobre como se sobressair no esporte. “Fico muito feliz por ter o reconhecimento das pessoas e saber que elas lembram de mim”, diz o jogador. “Já soube de gente que deixou de comprar jornais em outras bancas e veio até a minha só para me conhecer e conversar sobre basquete.”

Com 2,07 metros de altura, Rolando aprendeu o esporte em 1976, no Colégio Estadual do Paraná, mas passou a praticá-lo pra valer em 1978. Passou a treinar no Círculo Militar e, mais tarde, foi chamado para jogar no Esporte Clube de São Paulo. Lá, foi convidado a integrar a seleção brasileira, no ano de 1984.

Entre os anos de 1986 e 1988, jogou nos EUA, onde foi o primeiro brasileiro a jogar na National Basketball Association (NBA). Participou de duas olimpíadas, a primeira em 1988, em Seul, e a segunda em 1992, em Barcelona. Nas duas vezes, a equipe de basquetebol brasileira conquistou a quinta colocação. “Em 1996, nas Olimpíadas de Atlanta, não pude jogar devido a uma distensão muscular”, conta. “Como jogador, conheci diversos locais do mundo e fiz muitos amigos.”

Porém o amor pela família foi mais forte no coração de Rolando, que deixou a seleção em 1997 para ficar mais perto dos filhos, uma menina e um menino que atualmente estão, respectivamente, com nove e oito anos de idade. “O trabalho na seleção brasileira exigia que eu viajasse bastante e passasse muito tempo longe de minha família”, explica. “Cada vez que eu viajava, minha filha ficava doente. Então, resolvi que era hora de parar e dar mais atenção à minha esposa e às crianças.”

Atualmente, Rolando trabalha como técnico de alguns times da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Colégio Medianeira e da Renault. Na banquinha do Juvevê, ajuda a esposa na venda de jornais, livros, revistas e sorvetes, além de estar sempre à disposição para satisfazer às curiosidades dos clientes ligados ao esporte.

Voltar ao topo