Banana verde frita, novidade na Feira do Feito à Mão

Londrina – Consumidores são atraídos pela curiosidade de conhecer o gosto do alimento, cuja receita veio do interior paulista; hoje a Feira do Feito à Mão terá 50 novos expositores

Como se não bastassem todos os quitutes feitos com essa fruta tropical, como bolos, cucas, sorvetes, tortas e vitaminas, entre outros, a banana também virou aperitivo na Feira do Feito à Mão. Frita ainda verde, em fatias finas, a fruta pode ser servida com sal, açúcar e canela ou mesmo ao natural, receitas que, segundo o artesão Renato Ignan, que integra a feira há dois meses, têm agradado muito aos londrinenses. “Se você provar, tenho certeza de que vai gostar muito”, em um convite para que a sua barraca e as dos demais artesãos sejam visitadas neste domingo.

Todo domingo

A Feira do Feito à Mão, que é organizada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina, ocorre todos os domingos no calçadão da Avenida Paraná (centro), das 10h às 16h. A receita, que veio do município de Registro, no interior paulista, está sendo reproduzida na cidade há apenas três meses, mas a experiência do artesão, que trabalha junto com a mulher na produção dos aperitivos, vem de anos atrás, quando o casal vivia na cidade de Cuiabá (MT) e já vendia as bananas verdes fritas com bastante sucesso. Segundo Ignan a receita é bem simples, mas necessita de certos “truques” para que saia como o desejado. “Para fazer o aperitivo basta pegar a banana ainda verde, cortar em rodelas e fritar, mas essas rodelinhas não podem ser nem muito grossas, senão ficam moles demais, nem muito finas, senão encharcam”, explicou. Vendidas a um preço relativamente baixo R$ 0,50 o pacote com cerca de 35g -, o que é outro atrativo aos fregueses, as bananas verdes fritas podem ser consumidas de várias formas, ao gosto do freguês. “Vendemos as bananas ao natural, mas também podem ser consumidas com sal, canela e açúcar ou outros alimentos.

Na barraca de Renato Ignan e sua mulher há espaço para degustação do produto. Além deste aperitivo, os consumidores poderão encontrar na Feira do Feito à Mão outros tipos de alimentos, como bolacha, pães, pastéis, doces variados e chocolates. Hoje, 50 novos expositores vão integrar a feira, que, segundo Xavier, vem crescendo ao longo dos meses.

Voltar ao topo