Balneabilidade será monitorada com o apoio de instituições de ensino do litoral

A coleta de água e a análise da balneabilidade serão feitas, a partir da próxima temporada, com o apoio de instituições de ensino, sediadas no litoral. A novidade foi divulgada, na segunda-feira (14), pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, durante o curso de atualização, promovido no campus da Universidade Federal do Paraná em Matinhos, para cerca de 300 universitários que atuam como estagiários na Operação Viva o Verão.

O curso, realizado em parceria com a Sanepar e apoio do Batalhão de Polícia Ambiental esclareceu as principais dúvidas apresentadas pelos veranistas aos estagiários – relacionadas, principalmente, à qualidade da água das praias e ligações de esgoto.

?O IAP monitora a balneabilidade das praias há 19 temporadas e, no próximo ano, por delegação da Secretaria do Meio Ambiente, os universitários farão as coletas de amostras de água e as análises serão realizadas nos laboratórios das instituições de ensino do litoral?, explicou Rasca. Segundo ele, com a coleta feita e analisada nas praias, o IAP poderá adiantar em até 24 horas a divulgação dos resultados. ?Além disso, estamos proporcionando que os alunos dêem uma contribuição ainda maior nesse processo?, completou Rasca.

A idéia, a princípio, é contar com o apoio dos seis laboratórios ? de ficologia e microbiologia, botânica costeira, nutrição de peixes, análise da qualidade da água e biologia marinha – da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar). Além disso, a UFPR Litoral também conta com seis laboratórios e está investindo na construção de outros quatro para o próximo ano.

Todas as quintas-feiras, o IAP divulga a qualidade da água em 43 pontos, sendo 38 na orla paranaense e outros cinco, na Ilha do Mel. Os universitários, atuam nas barracas orientando os veranistas quanto à qualidade da água para banho.

Voltar ao topo