Balneabilidade piora no litoral paranaense

A situação para os banhistas é crítica no litoral paranense. Dos 46 pontos pesquisados pelo Instituto Ambiental do Paraná (PR), 26 estão impróprios para banho. Número bem superior ao registrado no boletim de balneabilidade anterior, que tinha 13 pontos inadequados. A explicação para isto é a grande quantidade de gente que foi passar o réveillon no litoral. As amostras de água foram coletadas no dia 2 de janeiro. O resultado foi divulgado com um dia de atraso.

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, foi a grande quantidade de gente que passou o fim do ano no litoral que contribuiu para o aumento dos números impróprios para banho. Segundo ele, houve um acréscimo de 9,5% de pessoas em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados também revelam a falta de infra-estrutura para atender tanta gente no litoral. Em Guaratuba, cidade que está chegando a 54% de cobertura da rede coletora de esgoto, dos 13 pontos analisados, apenas três foram considerados próprios para banho. Na cidade, existe ainda outro problema. Apesar de a rede estar disponível, 1,1 mil residencias ainda precisam regularizar a situação. Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Sanepar estão orientando moradores, já que a ligação à rede é de responsabilidade deles.

Em Matinhos, dos 15 pontos analisados, oito apresentaram problemas. Inclusive, em Caiobá, todos os quatro lugares analisados da Praia Mansa e Praia Brava estão impróprios para banho. A rede coletora de esgoto cobre 42% da cidade. Segundo Rasca, já existe uma estação de tratamento com capacidade para cobrir toda Matinhos e, agora, faltam apenas a construção dos ramais.

Em Pontal do Paraná, dos sete pontos analisados, cinco apresentaram problemas. A cidade é a que possui a pior situação em termos de rede coletora de esgoto. No entanto, nos últimos anos, a situação melhorou. Nenhuma residência era atendida e agora a cobertura é de 14% da cidade. Na Ilha do Mel, dos seis pontos estudados, a metade estava imprópria. ?A situação vem melhorando aos poucos?, avalia Rasca.

O boletim de balneabilidade é divulgado toda semana pelo IAP. O primeiro deles, de 12 de dezembro, revelou que 12 pontos estavam impróprios para banho, no dia 19 o número caiu para seis e, no dia 28, voltou a subir para 13. O próximo boletim deve ser divulgado na próxima quarta-feira.

Além das barracas de cor verde e vermelha instaladas no litoral, os pontos próprios e impróprios para banho podem ser vistos no site do IAP (www.iap.pr.gov.br).

Voltar ao topo