Meio ambiente

Balneabilidade melhora nas praias do Paraná

O índice de contaminação da água nas praias do Paraná apresentou uma melhora na última semana. De acordo com o 6.º boletim de balneabilidade divulgado ontem pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), 30 pontos dos 48 analisados nas praias e rios do litoral paranaenses estão impróprios para banho.

Os dados atestam um aumento de seis pontos próprios, se comparado ao penúltimo boletim, divulgado no último dia 13. Segundo o IAP, a avaliação também é positiva, se comparada ao mesmo período do ano passado, quando o sexto boletim de balneabilidade apresentou apenas oito pontos próprios para banho no litoral.

A melhora mais significativa foi verificada no município de Matinhos, onde o número de pontos impróprios passou de nove para sete, de um total de 15. Lá, permanecem impróprios os pontos avaliados nos balneários Solymar, Flórida, Flamingo, além de um ponto em Riviera, na Praia Central, na Praia Brava e à direita do morro.

Houve também uma melhora na qualidade da água das praias de Guaratuba, cujo índice de pontos impróprios caiu de 11, no penúltimo boletim, para oito, de um total de 13 avaliados. A contaminação é mais incidente na Praia Central de Guaratuba, onde, dos cinco pontos avaliados, quatro foram considerados impróprios.

O pior resultado ficou por conta das praias de Pontal do Paraná. De acordo com o boletim divulgado ontem, todos os nove pontos avaliados no município estão impróprios para banho. Na Ilha do Mel, apenas o ponto em frente à trilha do trapiche, na Praia do Farol foi aprovado para banho.