Um balão em forma de cegonha com 24 metros de altura e 55 metros de comprimento (o equivalente a meio campo de futebol) decolou ontem do Parque Barigüi, em Curitiba.

continua após a publicidade

Ele foi construído para a divulgação da campanha “Maternidade e Paternidade Responsável”, encabeçada pelo médico ginecologista Karam Abou Saab, chefe do Serviço de Reprodução Humana do Hospital de Clínicas (HC) e diretor do Centro Paranaense de Fertilidade.

Considerado o maior do mundo em extensão horizontal, o balão decolou às 8h para um vôo de aproximadamente uma hora. Ao percorrer o céu da cidade, tinha como objetivo conscientizar a população sobre os riscos da gravidez não programada na adolescência e da gravidez tardia, em mulheres com mais de 35 anos de idade.

No ano passado, segundo Karam, 20,5% do total de mulheres que deram a luz tinham até 19 anos de idade. Em Curitiba, as mães adolescentes representaram 15,5%.

continua após a publicidade

“Elas têm grande capacidade reprodutiva e geralmente engravidam muito rápido. Um terço das gestações não programadas entre meninas de até 19 anos acabam em abortos clandestinos, que geram complicações às pacientes. Queremos conscientizar para o uso da camisinha e da pílula do dia seguinte”, disse.

Já em relação à gestação tardia, Karam diz que cada vez mais mulheres tem adiado a gravidez em prol dos estudos e da carreira profissional. Por isso, quando decidem engravidar, algumas descobrem que é tarde demais para conseguir uma gestação espontânea (sem ajuda de tratamentos).

continua após a publicidade

“Entre os 18 e os 30 anos de idade, as chances de uma mulher não engravidar espontaneamente é de 1%. Aos 35 anos, passa a ser de 30%. Atualmente, 24% das mulheres que realizam fertilização in vitro no HC têm mais de 40 anos. No Centro Paranaense de Fertilidade, representam 20%.”

Balão

O balão em formato de cegonha foi desenvolvido pelo projetista de balões e estudante de Engenharia Lucas Schemin, de apenas 18 anos. Confeccionado com 3.200 metros lineares de um tipo especial de náilon, levou quatro meses para ficar pronto, a um custo de cerca de R$ 100 mil.

Atinge altura média de setecentos metros e é capaz de voar por cerca de uma hora, utilizando 5.200 metros cúbicos de ar. Hoje, o balão será levado para os Estados Unidos, onde irá participar da “Albuquerque International Ballon Fiesta”, considerada a maior competição de balonismo do mundo. Depois volta ao Brasil e percorre diversas regiões com a campanha.