Avião com Martinez desaparece no litoral

O avião monomotor prefixo PP-OTR, que transportava o presidente nacional do PTB, deputado José Carlos Martinez (PR), desapareceu na manhã de ontem. A aeronave decolou do Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, às 9h20, com destino a Navegantes, no litoral de Santa Catarina. Por volta das 9h40, quando o avião sobrevoava Guaratuba, ainda no litoral sul do Paraná, o 2.º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2) perdeu contato.

Além de Martinez e do piloto Cláudio Luiz da Luz, estavam a bordo o assessor do deputado de nome João Luiz e um amigo do parlamentar chamado André Surugi. Equipes do Corpo de Bombeiros de Guaratuba e do Sistema de Busca e Salvamento da Aeronáutica (Salvaero), com apoio de helicópteros da PM de Santa Catarina, estão fazendo as buscas do avião.

Segundo os bombeiros, testemunhas ouviram uma explosão nas proximidades de um morro, mas as equipes de busca não tinham conseguido chegar ao local até o início da noite de ontem.

Formado em Administração de Empresas, José Carlos de Castro Martinez é dono da rede de televisão CNT. É casado e pai de quatro filhos. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1983 e atualmente exerce a quarta legislatura.

É filiado ao PTB há 11 anos. Antes, passou pelo PDS (1981-1985), PMDB (1986-1989) e PRN (1990-1991). Foi candidato a governador e disputou o segundo turno com Roberto Requião em 1990.

O irmão do deputado, Flávio Martinez, disse acreditar que a aeronave tenha feito um pouso de emergência e a falta de contato se deva a problemas em sinal de telefone celular, por causa da região. O avião tem um aparelho que emite um sinal, mas não foi possível localizar a aeronave. Flávio pediu para que a população ajude nas buscas.

Voltar ao topo