Aventureiros atacam a Patagônia durante 37 dias

A expedição Pata Brasil 2004 partiu ontem às 9h do Jardim Botânico, em Curitiba, para uma viagem de 37 dias até a cidade de Ushuaia, na Argentina. Três paranaenses fazem parte da aventura: o técnico em mecânica Luiz Fabiano de Araújo, de 28 anos, o desenhista publicitário Renato Schoreck, 42, e o empresário Marcos Martins, 42. A viagem de 13 mil quilômetros está dividida em duas partes.

Na primeira, os viajantes percorrerão a costa chilena, passando perto da Cordilheira dos Andes, chegando até a Patagônia e terminado em Ushuaia, extremo do continente sul-americano. Na volta, o caminho será diferente. Segundo os viajantes, a rota será feita pelo lado argentino da Cordilheira dos Andes.

A preparação para a grande jornada começou há um ano, dando ênfase na parte física para agüentar muitos dias sobre uma moto, percorrendo diversos trechos precários, incluindo estradas de chão. Outro ponto de grande importância foi a bagagem. Cada um dos motoqueiros teve que escolher o que levar para não haver problema de equilíbrio durante a viagem.

Com relação a alimentação, os paranaenses garantem que não estão preocupados. Segundo os viajantes, durante o percurso eles terão várias opções de lugares onde poderão se alimentar sem precisar gastar muito. ?Como já fiz essa viagem, sei de pontos onde podemos parar para as refeições?, diz Renato Schorek. A previsão de chegada dos viajantes em Curitiba é para o fim do mês que vem. (Rubens Chueire Júnior)

Voltar ao topo