Avenida da Integração ganhará novo asfalto

A Avenida da Integração, no Bairro Alto, ficará mais larga e terá asfalto novo, com as obras que a Prefeitura está fazendo no local, num trecho de quatro quadras – cerca de 400 metros – onde havia um estreitamento de pista. Com isso, a rua vai ganhar 2,5 metros na largura, melhorando as condições de circulação local e facilitando a integração com o município de Pinhais.

“As obras viárias estão distribuídas por toda a cidade e beneficiam não só o motorista, mas também o usuário do sistema de transporte coletivo e o pedestre, oferecendo mais segurança para a mobilidade dentro da cidade”, diz o prefeito Luciano Ducci.

A avenida da Integração é uma das vias mais importantes do Bairro Alto, porque, numa de suas pontas, dá acesso à antiga rodovia 476 – futura Linha Verde Norte – e, na outra, faz a ligação com Pinhais, que fica do outro lado da ponte do rio Atuba, limite entre os dois municípios.

Antes de iniciar o alargamento da rua, a Prefeitura já havia realizado, no mesmo trecho, uma obra de drenagem, com o reforço na tubulação que estava estrangulada e não comportava a vazão de água em dias de chuvas. Por isso, os moradores que tinham casas entre as ruas Alberico Flores Bueno e Epaminondas Santos sofriam com alagamentos sempre que o tempo piorava.

Os tubos existentes foram substituídos por outros com maior diâmetro, com 2,20 metros, para melhorar a vazão e evitar novas enchentes. A obra atendeu a um antigo pedido dos moradores da região e, agora, está sendo complementada como novas melhorias na rua.

O alargamento da avenida, para deixar a via com uma mesma caixa – 9,70 metros de largura – em toda sua extensão, também havia sido reivindicado pelos moradores. Inicialmente, o trabalho está sendo feito nas duas quadras afetadas pela nova tubulação e depois será estendido às duas quadras restantes, entre as ruas Alberico Flores Bueno e José de Oliveira Franco.

Além do alargamento, haverá a recomposição do pavimento em CBUQ (asfalto) nas quatro quadras e mais a colocação de meio fio novo. A colocação do novo asfalto será feita sempre em meia pista, para não comprometer o fluxo de trânsito e garantir a passagem de veículos. Nas áreas de passeio onde havia calçadas que foram danificadas para instalação da nova rede de drenagem, será feita a recuperação do piso.