O governador Beto Richa autorizou a convocação de 57 profissionais aprovados em concurso público para trabalhar no Complexo Regulador do Paraná. As vagas são para as Centrais Macrorregionais de Regulação de Leitos instaladas nos municípios de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.
Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares administrativos aprovados no concurso 115/2009 da Secretaria de Estado da Administração e Previdência devem ficar atentos ao portal www.cops.uel.br, onde será publicado o edital.
A partir da convocação, os candidatos realizam exames admissionais e, caso sejam declarados aptos, aguardam o decreto de nomeação para ocupar o cargo público. “As vagas já estão asseguradas. É importante que todos os aprovados verifiquem periodicamente o site do concurso para que não haja perda de prazos, o que pode desclassificar o candidato”, explicou o chefe do Grupo de Recursos Humanos Setorial da Secretaria da Saúde, Romildo Sbrissia.
Regulação
O Complexo Regulador do Paraná é responsável por organizar o fluxo de atendimento à saúde no Estado. Composto por centrais regionais, macrorregionais e estadual de regulação, o complexo ordena o encaminhamento dos pacientes de acordo com as necessidades clínicas e disponibilidade dos serviços de saúde.
Em julho deste ano, a Secretaria da Saúde lançou um novo sistema de informação que permitirá verificar a disponibilidade de leitos hospitalares, inclusive de UTI, em todo o Estado. Nesta primeira fase, o sistema está sendo implantado em municípios da região leste do Estado, além de oito hospitais.
“A estimativa é que até abril de 2013 todos os municípios estejam interligados pelo sistema estadual de regulação”, afirmou o diretor de Políticas de Urgência e Emergência, Vinicius Filipak.
A contratação dos novos profissionais suprirá a demanda de recursos humanos para a operação do sistema. Os profissionais também auxiliarão o trabalho das Centrais de Regulação do Samu e do Siate.
Confira a lista das funções contempladas no chamamento:
CURITIBA – Médico cardiologista (3), médico clínico geral (7), médico pediatra (4), enfermeiro (1), técnico de enfermagem (11) e auxiliar administrativo (1).
LONDRINA – Médico cardiologista (1), médico clínico geral (1), médico pediatra (1), enfermeiro (1) e técnico de enfermagem (4).
MARINGÁ – Médico cardiologista (1), médico clínico geral (3), médico pediatra (2), enfermeiro (1), técnico de enfermagem (6) e auxiliar administrativo (1).
CASCAVEL – Médico cardiologista (1), médico clínico geral (3), médico pediatra (2), enfermeiro (1) e auxiliar administrativo (1).


