Autorizada a construção de poços de água no Aqüífero Guarani

Com o objetivo de ampliar o sistema de abastecimento de água em Londrina, norte do Estado, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foi autorizada ontem a iniciar as obras de construção dos poços de captação de água no Aqüífero Guarani, no Ribeirão Jacutinga. A obra está orçada em R$ 10 milhões, que serão provenientes dos governos federal e estadual.

Para o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, o aqüífero irá possibilitar o crescimento de 10% no atendimento da Sanepar em Londrina. “Atualmente, a cidade tem 81% da população com água e esgoto tratados. O aqüífero vai garantir que Londrina fique sem problemas de falta de água nos próximos cinco anos”, explica.

Para que a obtenção de água no aqüífero não traga qualquer dano ao meio ambiente, a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental mantém ações de monitoramento às autorizações para exploração na região. A quantidade de água dos aqüíferos pode ser bombeada com segurança ano após ano, dependendo da capacidade do reservatório natural.