Autoridades de 12 países visitam cidades do Paraná

Trinta e cinco autoridades de doze países da América Latina estão no Paraná para participar da segunda edição da Gira Internacional. Até o próximo dia 13, os prefeitos, vereadores, empresários e representantes de organizações não governamentais (ONGs) participantes estarão visitando sete municípios paranaenses -Curitiba, Prudentópolis, Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu, Cascavel, Medianeira e Foz do Iguaçu – para conhecer programas de desenvolvimento econômico e social.

Ontem, as autoridades foram recebidas pelo prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O grupo deve ficar na capital até amanhã e conhecer projetos desenvolvidos nas áreas de urbanismo, transporte público, ecologia e social. “A idéia é promover um intercâmbio de informações com os representantes dos países da América Latina. A Gira permite que eles levem boas idéias dos municípios paranaenses a seus países e também nos permite conhecer os seus próprios projetos de sucesso”, disse Cassio.

A diretora da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e presidente da ONG Onward, Maria Aparecida Zago Udenal, acompanhou as autoridades durante a primeira edição da Gira e avaliou que os participantes levaram uma impressão positiva do Estado. “Eles ficaram bastante interessados nos projetos que desenvolvemos nas áreas de saúde e educação. Depois que foram embora, continuaram a manter contato, comprovando que o Paraná tem muito o que mostrar aos outros países”, afirmou.

A primeira edição da Gira Internacional foi promovida entre os dia 24 de maio e 6 de junho deste ano. Na ocasião, 46 prefeitos, vereadores, autoridades públicas e privadas, secretários municipais e técnicos de prefeituras de vários países latino-americanos visitaram treze municípios paranaenses. A Gira é uma promoção conjunta da Organização para o Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (Onward), AMP e Assembléia Mundial da Juventude (WAY).

Agenda

Hoje, às 12h, os participantes da Gira almoçam com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão. Na quinta-feira, partem para Prudentópolis, onde vão conhecer projetos turísticos e de agroindústria. Na sexta-feira, conhecem projetos sociais, de saúde pública e esportivos de Laranjeiras do Sul. Projetos de reforma agrária serão apresentados, no sábado, em Rio Bonito do Iguaçu.

Cascavel vai receber a comitiva no domingo e na segunda-feira, apresentando informações sobre as políticas públicas desenvolvidas para a juventude e desenvolvimento social. Na próxima terça-feira (11), o grupo conhece programas de combate à corrupção em Medianeira. Já nos dias 12 e 13, as autoridades visitam a usina hidrelétrica de Itaipu e as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

Voltar ao topo