Aumenta o número de pontos próprios para banho

]O quinto boletim da balneabilidade para o Litoral, Costa Oeste e Norte do Paraná divulgado nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) apresentou um aumento no número de pontos próprios para banho, se comparado aos resultados da semana anterior.

No Litoral, dos 49 locais monitorados semanalmente pelo órgão ambiental, 39 pontos encontram-se próprios para banho. Destes, 26 sinalizados com bandeiras azuis e 13 pontos sinalizados com bandeiras amarelas, os quais em condições climáticas normais são adequados para banho, mas durante e após chuvas intensas devem ser evitados.

Apenas dez pontos encontram-se impróprios para banho e serão sinalizados com bandeiras vermelhas.

O presidente do IAP, Tarcísio Mossato Pinto, lembrou que os veranistas e moradores podem contribuir com a qualidade da água das praias, alugando apenas imóveis que atendam às exigências de disposição de esgoto e ligando o esgoto da sua residência a rede da Sanepar.

“A qualidade da água das nossas praias está diretamente relacionada à emissão de esgoto doméstico e ao carreamento do lixo, dejetos e matéria orgânica para o mar. Se governo, município e sociedade atuarem juntos neste sentido, teremos resultados cada vez melhores”, destacou Tarcísio.

Alterações

Os locais monitorados no município de Matinhos apresentaram alterações positivas nesta análise. Na semana passada, eram 24 pontos próprios para banho na orla e nesta semana, o número de locais próprios subiu para 26. Os pontos impróprios também caíram de 11 para dez, neste boletim.

Em Matinhos, os pontos localizados na Praia Central, 130 metros à esquerda do Morro e na Praia Mansa, rua Céu Azul, tornaram-se próprios para banho (azul).

Ainda em Matinhos, outros dois pontos localizados no balneário Riviera – rua Toledo e rua Paranavaí – passaram de impróprios (bandeira vermelha) para próprios com restrição ( bandeira amarela). De acordo com o IAP, estes dois pontos sofrem grande influência do rio Matinhos, mas nas últimas semanas apresentaram resultados favoráveis.

Já o ponto monitorado no Mercado de Pescados de Matinhos tornou-se impróprio para banho. O IAP atribui o fato a influência do rio Matinhos que historicamente apresenta condições desfavoráveis.

Os resultados das análises serão divulgados semanalmente até o final do mês de março, no endereço eletrônico www.iap.pr.gov.br. Os veranistas também podem obter informações em três centrais do IAP instaladas na orla de Guaratuba, no Morro do Cristo; em Matinhos, na rotatória central e em Pontal do Paraná, no balneário de Ipanema.

Costa Oeste e Região Norte

Na costa Oeste os resultados da balneabilidade também apresentaram melhoras, se comparado os resultados desta semana com a semana anterior. Todos os 16 locais monitorados nas praias artificiais do Lago de Itaipu encontram-se próprios para banho.

O ponto monitorado, na represa Capivara, localizado no terminal turístico municipal de Primeiro de Maio – região Norte – tornou-se IMPRÓRPIO para banho, devido à floração de Algas que podem ser tóxicas por contato primário e pela ingestão acidental da água.