Aumenta em 62% número de autuações no Litoral

O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) registrou nesse ano um aumento de 62% no número de autuações nas estradas estaduais do Litoral. As principais ocorrências foram o excesso de velocidade e embriaguez ao volante. Os números são referentes ao mês de janeiro de 2009 em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Foram multados no último mês no litoral 3334 motoristas que cometeram algum tipo de infração, das quais 48% foram por excesso de velocidade, com 1608 notificações. A polícia registrou também um aumento de 85% no número de autuações em motoristas embriagados, que se enquadraram na “Lei Seca”.

Os dados da polícia mostram ainda que houve um aumento de cerca de 50 mil carros em circulação no litoral, comparado a janeiro do ano passado, e os acidentes de transito subiram 23%. Já o número de atropelamentos caiu de três para um.

“Dado o aumento no trafego, nós consideramos o saldo final positivo. Principalmente considerando que não houve nenhuma vítima fatal”, afirmou o comandante do batalhão na Operação Viva o Verão no Litoral, capitão Valdir Carvalho de Souza.

Mão única

Durante os domingos de janeiro a polícia realizou a Operação Mão Única na PR 407 – que liga Praia de Leste, em Pontal do Paraná, à BR 277. Durante a ação, desenvolvida pelo BPRv, concessionária e DER, não foram registrados acidentes. O principal objetivo era ajudar os veranistas que queriam voltar à Curitiba. Entre as 15 horas até as 19 horas a estrada tinha sentido único à BR 277.

“É importante ressaltar que durante toda a Operação o motorista deve sair justamente nos horários em que a inversão acontece porque o trânsito flui melhor e não há congestionamentos”, disse Carvalho. A Operação só voltará a se repetir no próximo dia 24 de fevereiro.