Curitiba recebeu ontem pela segunda vez este ano a edição do Salão do Estudante. Segundo o diretor da empresa que promove o evento, Samir Zaveri, em 2003 houve um aumento de 20% no número de pessoas que estão viajando para estudar no exterior. No salão, foram oferecidos diversos cursos, entre eles pós-graduação, universitários, high School e cursos de idiomas para 12 países diferentes, como Canadá, Itália e Japão.

Samir calculava que duas mil pessoas estariam participando do evento. Ele comentou que o movimento este ano foi maior que o do ano passado porque em 2002 ocorreram as eleições e havia muita expectativa em relação à situação econômica e à cotação do dólar. Agora, com a situação do País mais definida as pessoas voltaram a pensar em viajar.

Samir explica que o curso mais procurado ainda é o de idiomas, mas tem crescido a procura por outros de curta duração, principalmente por empresários. “São na área de negócios e marketing, com duração em média de três semanas”, fala.

Há dois meses, Nicole Ribeiro, 19 anos, começou a procurar uma agência de intercâmbio. Ela estuda publicidade e quer um diferencial para o currículo estudando fora. “Tem que procurar muito e analisar todas as situações para tomar uma decisão”, comenta. Samir também aconselha cautela na hora de escolher um pacote. Ele diz que os interesses pessoais devem ser levados em conta na hora da escolha da cidade e do tipo de hospedagem. “Se a pessoa gosta de praia não adianta escolher uma cidade nas montanhas ou ficar com uma família, se prefere se instalar com amigos”, fala. Também é importante ouvir a experiência de outras pessoas que usaram o mesmo serviço. O evento foi realizado nos dias 4 e 5 em São Paulo e amanhã será realizado em Belo Horizonte.

continua após a publicidade

continua após a publicidade