Aulas recomeçam para 2 milhões de estudantes

A folga acabou para professores e cerca de 2 milhões de estudantes das redes pública e particular de ensino do Paraná. Ontem, eles tiveram que voltar a acordar cedo e retornar às salas de aula.

Em Curitiba, 80% de um total de 1,2 mil colégios particulares voltaram às atividades normais. Na rede municipal, 21 escolas iniciaram o ano letivo. Na rede estadual as aulas terão início amanhã, mas em algumas instituições professores e diretores já começaram a se preparar para receber os alunos.

No colégio particular Bom Jesus, em Curitiba, crianças e adolescentes tiveram aulas normais ontem. Porém, o dia foi marcado pela entrega de horários, calendários, agendas e pastas. “Reunimos as turmas de alunos no anfiteatro do colégio e, durante cerca de meia hora, passamos informações sobre os procedimentos de retorno às aulas e sobre o sistema de ensino”, contou a diretora de ensino médio, Suzete Bal. “Depois disso, os alunos já começaram a assistir aulas normalmente.”

Já a Escola Municipal Professor Herley Mehl, localizada no bairro do Pilarzinho, recebeu os alunos da pré-escola até a quarta série do ensino fundamental. As aulas das turmas de quinta a oitava séries do ensino fundamental terão início hoje. Ontem, foi dia de as crianças conhecerem os novos professores e se readaptarem. “O primeiro dia é sempre um pouquinho mais agitado”, comentou a coordenadora administrativa da Professor Herley Mehl, Marinice Machado Fonseca. “Geralmente, as crianças do pré choram, não querem ficar sozinhas na escola sem os pais e precisam de uma atenção especial. Por isso o primeiro dia é considerado de adaptação.”

Hoje, outras 76 escolas da rede municipal de Curitiba devem voltar às aulas. Amanhã, além das estaduais, outras 23 municipais também retornam às atividades normais.

Trânsito

Quem tirou o carro da garagem durante o dia de ontem, principalmente em horários de pico, percebeu que o trânsito de veículos e pedestres pelas ruas de Curitiba era bem maior devido à volta às aulas. A partir de hoje, como parte da segunda etapa da campanha Cidadania no Trânsito, recém-lançada pela Prefeitura, serão veiculadas campanhas de TV pedindo para que os motoristas respeitem os limites de velocidade nas proximidades das escolas. Além disso, agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) estarão em diversos pontos da cidade promovendo blitze educativas. Motoristas e pedestres receberão adesivos e orientações sobre como evitar acidentes.

 Dezoito escolas estão em reforma

Começaram ontem as aulas dos 31.613 alunos de pré-escola à 8.ª série da rede municipal de ensino de Londrina. São 1.130 turmas, divididas nos períodos matutino, vespertino e noturno em 68 escolas na zona urbana de 1.ª a 4.ª séries – e dez na rural de 1.ª a 8.ª séries.

De acordo com a assessora de Planejamento da Secretaria de Educação, Carmen Baccaro Sposti, dezoito escolas estão em processo de reforma ou ampliação. “Nesse caso, os alunos continuam estudando na mesma escola, mas são remanejados dentro das dependências”, explicou. Como o serviço das reformas é terceirizado, as empresas podem realizar certos trabalhos nos finais de semana, como no caso de pintura. “Ou então é feita uma adaptação dos turnos de aula”, disse Carmen.

É o caso da escola Bárbara Falcovsk Vieira. Segundo Carmen, a escola está sendo reformada e ampliada, e as obras não devem ser concluídas antes de setembro. “Inicialmente, as crianças iriam para o Caic, mas foi decidido em reunião com os pais que uma ala do prédio seria isolada. Então, foi construída uma sala extra na outra parte e a escola passou a funcionar em três turnos de três horas e meia: manhã, intermediário e tarde”, explicou a assessora. Segundo ela, a carga horária necessária para completar as quatro horas diárias será reposta, em calendário a definir. “Eles podem usar finais de semana, períodos de recesso ou parte das férias”, disse.

Sem matrícula

Embora as aulas já tenham começado, muitas crianças ainda não estão matriculadas. “Já recebi uns dez telefonemas de pais à procura de vagas só pela manhã. Às vezes a família muda de casa e quer uma escola próxima à nova residência, mas nem sempre encontra vagas. Indicamos a escola mais próxima, mas se tiver preferência por uma determinada escola, o aluno vai para a lista de espera”, disse a gerente de Secretarias Escolares, Amélia Gomes do Prado Pierri. Segundo ela, a maior escola em número de alunos na zona urbana é a Nara Manella – conjunto habitacional Semíramis Braga, região norte -, que tem 991 alunos. “Estamos com 32 turmas de manhã, tarde e noite. Só de 1.ª série temos seis turmas. Recebemos alunos de outros bairros, como o João Paz, e poderemos aumentar ainda mais a oferta de vagas, já que a escola deve ser ampliada”, comentou a diretora Lueli Silvana Takeuchi.

De acordo com os dados do ano passado da gerência administrativa da secretaria, o corpo docente da rede municipal conta com 1.980 professores. De acordo com a assessora de gabinete Eva Okawati, a zona rural enfrenta problemas com a falta de professores de Educação Física. “Os professores que temos na zona rural assumem uma carga suplementar de trabalho, que seria de outro profissional. Novos professores serão contratados”, disse.

Voltar ao topo