Augusta ganha Unidade de Atendimento da FAS

As 349 famílias que vivem no Moradias Alto Bela Vista do Passaúna, no bairro Augusta, vão ganhar uma unidade de atendimento da Fundação de Ação Social (FAS) nesta sexta-feira (6).

A unidade, que será entregue às 15 horas, é vinculada ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Barigui que tem 4.307 famílias referenciadas. O equipamento fica na rua Jan Frederik de Jager, s/nº, ao lado da creche Conselheiro Quielse Crisóstomo da Silva, no Alto Bela Vista do Passaúna.

A construção faz parte do projeto de intervenção da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), que desocupou uma área de manancial habitada irregularmente e reassentou os moradores para novo empreendimento nas proximidades da antiga ocupação, situada na regional CIC.

“A entrega da casa comunitária encerra  a intervenção da Cohab no local. Estas famílias deixaram uma condição precária e já estão há mais de dois anos em suas novas casas, seguras e regularizadas. Contam com uma creche, com um eixo de lazer e agora recebem a unidade de atendimento da FAS. É a Prefeitura de Curitiba atuando em várias frentes para atender a população carente”, explica o secretário municipal de Habitação e presidente da Cohab, Ibson Campos.

Com a implantação da nova unidade, a população terá um acesso mais fácil às políticas sociais do município. Além de atender os moradores, no local a FAS pretende ofertar cursos de qualificação profissional, oficinas e outras atividades. A construção representa investimento de R$ 190 mil, recursos do Fonplata (órgão financeiro com atuação nos países da bacia do rio da Prata).

Para realizar o projeto completo, incluindo o reassentamento das 349 famílias, recuperação ambiental da área que estava degradada, implantação da segunda maior praça da cidade, construção de eixo de lazer e da unidade de atendimento da FAS,  foram investidos R$ 9,2 milhões, com recursos da Prefeitura, Caixa Econômica Federal e Fonplata.

Histórico

Em meados da década de 80 teve início a ocupação das proximidades do rio Passaúna, responsável por parte do abastecimento de água da população de Curitiba e Região Metropolitana.

Além da precariedade habitacional, os moradores não contavam com infraestrutura e utilizavam ligações clandestinas de água e energia elétrica. Por se tratar de área de proteção ambiental a única solução viável seria remover todas as famílias para outra localidade, para em seguida recuperar a área.

A Prefeitura adquiriu um terreno, no bairro Augusta, distante cerca de 1km da ocupação, onde foram construídas 349 novas unidades habitacionais em empreendimento  com redes de água, esgoto, luz, drenagem e pavimentação asfáltica nas ruas. Ao final de 2009, todas as famílias já haviam sido reassentadas e receberam as escrituras de seus terrenos.

Recuperação ambiental

Após a retirada total das famílias, para dar utilidade ao local e evitar uma nova ocupação, foi implantada a Praça Bela Vista do Passaúna, a segunda maior da cidade com 31 mil metros quadrados, atrás apenas da Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, com 52 mil metros quadrados.

O espaço conta com quatro quadras de areia (duas para vôlei e duas para futebol), dois playgrounds, uma pista de skate, equipamentos de ginástica, uma área de estar com mesas e bancos e 1.400 metros de calçadas e pista de caminhada, além do plantio de grama e árvores nativas.

Voltar ao topo