Auditoria faz levantamento de problemas em cidades

Auditoria social do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR) em conjunto com as sete universidades estaduais apontou os erros e acertos de nove prefeituras em relação à situação do lixo, transporte escolar e armazenamento e distribuição de medicamentos. Segundo o analista de controle do TCE, Djalma Reisemberg Junior, apesar das cidades estarem em regiões distintas, os problemas encontrados são semelhantes.

Sobre o lixo, os estudantes identificaram a falta de lixeiras, frequência na coleta, baixo índice de reciclagem e educação sócio ambiental. “É fundamental educar a população para que tenham responsabilidade. Não adianta a prefeitura melhorar se a população não colaborar”, comenta Djalma.

No transporte escolar, foi detectado o problema das caronas indevidas, ônibus sucateados, falta de controle da frota, tacógrafos e ausência de cintos de segurança. Dos medicamentos foram apontados problemas de armazenamento em locais inadequados, validade vencida e falta de restrição ao acesso. Cada universidade apresentará suas conclusões em relatórios. Depois haverá reuniões com os gestores municipais para que apresentem soluções e recebam recomendações do tribunal.

Voltar ao topo